O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio da coordenação do curso de Direito, realiza o “IV Congresso de Direito do Trabalho – Inteligência Artificial: Inovações e Impactos Jurídicos no Direito Trabalhista” nos dias 7 e 8 de novembro, no Auditório Clóvis Melo – Anexo II. Com carga horária de 15h, o evento foi voltado para discentes dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis, além de profissionais das referidas áreas.
A programação iniciou com uma mesa de honra especial, composta pela Reitora do UNIFSA, Ma. Antonieta Lira, a Pró-Reitora Administrativo-Financeira, Ma. Indira Lira, o Diretor de Ensino, Edjofre Oliveira, e os Coordenadores do curso de Direito, doutores Marcus Vinicius, Gustavo Tupinambá e Fabrício Carvalho (coordenador do evento).
Logo em seguida, os participantes assistiram à Conferência de Abertura intitulada “Provas digitais no direito do trabalho”, cujo ministrante foi o Prof. Raphael Miziara (OAB/ Doutor em Direito USP). O momento foi presidido pelo Prof. Fabrício de Farias Carvalho (UNIFSA).
Pela tarde, às 15h, ocorreu a primeira mesa, ministrada pela juíza do TRT22, Dra. Thania Ferro, e intitulada “A proteção do trabalho frente às novas tecnologias”. A palestra teve como debatedor o Dr. Ednaldo Brito, do MPT, e como presidente de mesa, o Prof. Jhon Lisbino, do UNIFSA.
Às 16h30, o Prof. Luís Cinéas (OAB) comandou a mesa sobre “A advocacia trabalhista e inteligência artificial: parceira ou adversária?”, que teve como debatedor o Dr. Carlos Henrique (AATEPI) e como presidente a Profa. Rosália Mourão (UNIFSA).
Encerrando o primeiro dia de programação, o Diretor Geral da ESA/PI, Prof. Dr. Thiago Carcará, palestrou sobre “Ética e inteligência artificial no direito” na mesa 03, presidida pelo Prof. Rodrigo Araújo (UNIFSA). O debatedor deste momento foi o Prof. Marcus Vinícius, coordenador do curso de Direito do UNIFSA.
No segundo dia, às 9h, o evento recebeu o Ministro do TST, Cláudio Brandão, para falar sobre “Ética e inteligência artificial no direito”, sob mediação do Prof. Vicente Resende (OAB). O debatedor deste momento foi o desembargador Téssio Torres, do TRT22.
Às 10h30, o Prof. Dr. Gilberto Stürmer (PUCRS) palestrou sobre “Aspectos da discriminação algorítmica nas relações de emprego”, com contribuições do debatedor Prof. Carlos Wagner (UESPI/TRT22) e presidência do Prof. Gilberto Silva (UNIFSA).
“Novas tecnologias e inteligência artificial na execução trabalhista” foi o tema da sexta mesa, conferenciada pelo Dr. Thiago Aleluia (TJPI), debatida pelo Prof. Fabrício F. Carvalho (UNIFSA), e presidida pela Profa. Érika Vilar (UNIFSA).
Por fim, a Conferência de encerramento do evento trouxe como tema “A desconexão do trabalho em um mundo hiperconectado”, e foi ministrada pelo Prof. Dr. Luciano Martinez (UFBA).