UNIFSA encerra II Jornada Farmacêutica com palestras e muito conhecimento

20 Maio


A graduação de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho realiza a II Jornada Farmacêutica: O Farmacêutico e a Atuação Multidisciplinar nos dias 19, 20 e 21 de maio no anexo II da instituição. O evento tem como público alvo os acadêmicos de cursos de saúde, com ênfase no curso de farmácia do município de Teresina, cidades do interior e profissionais atuantes da área que buscavam aperfeiçoamento dos conhecimentos inovadores e amplos.

II Jornada Farmacêutica

A abertura do evento, no dia 19/05,  contou com momentos emocionantes e interativos, iniciando com um  vídeo nostálgico dos alunos do curso de Farmácia do UNIFSA e posteriormente uma encenação teatral sobre o papel social do farmacêutico e sua responsabilidade.

Encenação teatral sobre o papel social do farmacêutico

O Msc. Diego Medeiro Guedes, foi o convidado da noite para ministrar a palestra Magna sobre “Farmácia: oportunidades e responsabilidades”. Ele aproveitou a ocasião,  para pontuar as diversas áreas de atuação do farmacêutico e ressaltar como a multidisciplinaridade dessa profissão vem se intensificado durante o tempo. 

A farmácia era um mercado de medicamento, mas hoje já identificamos sua multidisciplinares, seja na área clínica, cosmetologia, entre outras. 

Disse, o Msc. Diego Medeiro Guedes

No segundo dia, a jornada iniciou com dois minicursos às 08h da manhã: Prescrição Farmacêutica de Excelência: identificando necessidades e avaliando resultados, ministrado pelo Msc. Diego Medeiro Guedes, e Cosmetologia aplicada à dermoestética: produtos antienvelhecimento, com a especialista Luciana Portela Santos.

Msc. Diego Medeiro Guedes em Minicurso: Prescrição Farmacêutica de Excelência: identificando necessidades e avaliando resultados
Especialista Luciana Portela Santos em Minicurso Cosmetologia aplicada à dermoestética: produtos antienvelhecimento

A oficina de Cosmetologia ainda contou com uma barraca de produtos confeccionados pelos estudantes do curso no Serviço Escola de Farmácia UNIFSA.

Produtos confeccionados no Serviço Escola de Farmácia UNIFSA

Às 14h, no Auditório Clovis Melo, o Me. Ribamar de Castro Junior explicou sobre A evolução do segmento laboratorial: Novas tecnologias, abordando os grandes laboratórios e as tecnologias no ramo farmacêutico.

Me. Ribamar de Castro Junior em palestra sobre A evolução do segmento laboratorial: Novas tecnologias

Empreendedorismo Farmacêutico: Novas Possibilidades foi o tema da palestra seguinte, às 15h30, com a Dra. Angélica Gomes Coelho, que incentivou os estudantes que desejam empreender na área.

A gente tem que, primeiro, mudar a nossa mentalidade pra essa ideia de que a palavra empreender se refere apenas a abrir um negócio. De um modo bem formal, bem sólido né? Não necessariamente. Empreender nada mais é do que fazer acontecer.

Dra. Angélica Gomes Coelho

Para fechar o dia, a Esp. Camila Maria do Nascimento Santos palestrou sobre A Evolução do Farmacêutico na Oncologia e os Medicamentos Inovadores, citando as principais atribuições do profissional de farmácia no tratamento de uma pessoa com câncer.

Esp. Camila Maria do Nascimento Santos em palestra sobre A Evolução do Farmacêutico na Oncologia e os Medicamentos Inovadores

O evento continuou no sábado (21), com o último dia de programação. À 8h, a Esp. Roberta Canuto do Rego Monteiro palestrou sobre Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária: uma Realidade para Redução de Erros de Medicação.

Esp. Roberta Canuto do Rego Monteiro

Às 9h30, uma mesa redonda sobre o Desafio do Farmacêutico Hospitalar em Tempos de Pandemia: Da Gestão de Suprimentos aos Protocolos e Tratamentos teve a presença de três profissionais da área: Dr. Manoel Pinheiro Lúcio Neto, Dra. Nirvania do Vale Carvalho e Ana Clara Jovita de Arruda Santos, egressa de Farmácia UNIFSA.

Dra. Nirvania do Vale Carvalho, Dr. Manoel Pinheiro Lúcio Neto e Ana Clara Jovita de Arruda Santos.

Cadeia de Custódia na Perícia Criminal foi o tema do terceiro encontro desta manhã, ministrado pelo Farmacêutico e Perito Criminal Oficial da Polícia Civil do Piauí Me. Rian Felipe de Melo Araújo.

Me. Rian Felipe de Melo Araújo

No turno da tarde, os alunos e profissionais que submeteram seus trabalhos, orais e pôsteres, na Jornada Farmacêutica, os apresentaram no Hall do auditório Clóvis Melo – Anexo II, das 14h às 16h, sob organização da comissão científica do evento.

Desses trabalhos apresentados, a equipe selecionou quatro autores para serem premiados com menção honrosa na cerimônia de encerramento. Foram eles:

TítulosAutores
Prospecção Microbiológica Em Máscaras De Estudantes De Um Centro Universitário De Teresina-Pi Glaucia Ellen Gonçalves de Oliveira;
Débora de Alencar Franco Costa
Perfil Epidemiológico De Casos De Intoxicação Exógena Por Medicamentos No Estado Do Maranhão Nos Anos De 2017 A 2020 Vitoria Almeida Santos;
Adna de Lima Santos;
Bruno Morais Kós;
Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior.
Alimentos Industrializados E Medicamentos Com Adição De Corantes E Suas Implicações Na Saúde De Crianças Autistas Grazielly Lima Queiroz;
Gyovanna Maria Araújo Campos;
Luiza Marly Freitas de Carvalho;
Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão; Gilberto de Araújo Costa.
Membranas Eletrofiadas A Partir De Poliácido Láctico E Extrato De Copaiferaluetzelburgii (Copaíba) Janayna Batista Barbosa De Sousa;
Dênis Rômulo Leite Furtado;
João Pedro Costa do Rego;
Antonio Carlos de Carvalho;
Bruno Vinícius Manzolli Rodrigues
Ganhadores da Premiação de Trabalhos com o Comitê Científico da II Jornada Farmacêutica

A II Jornada Farmacêutica encerrou oficialmente às 16h, apresentado pelos organizadores Dra. Maria Helena Rodrigues, coordenadora de Farmácia UNIFSA, e os docentes do curso Dra. Alessandra Camillo e Msc. Bernardo de Melo Neto.

Docentes, estudantes e monitores da II Jornada Farmacêutica UNIFSA
Tags: , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui