O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio da graduação de Psicologia, realizou o evento em comemoração ao Dia da(o) Psicóloga(o) na última sexta-feira (25), no Auditório Manoel Cipriano Lira – sede. Com a temática Atuação Profissional: Cenários da Psicologia Piauiense, ele se dividiu em dois momentos nos turnos manhã e noite, e teve a participação de grandes profissionais do cenário local.
Às 9h00, o evento iniciou com uma abertura especial. As coordenadoras do curso, Profa. Dra. Maria Zilda Silva Soares e Profa. Ma. Juliana Gomes da Silva Soares, e a assessora pedagógica Profa. Esp. Francisca das Chagas Pereira de Sousa desejaram boas vindas aos alunos, além de falaram sobre a data de comemoração e a importância desse evento.
Em seguida, alunos do segundo, sexto e décimo período apresentaram sua visão sobre o que seria a Psicologia, levando em consideração suas vivências dentro do curso.
O momento seguiu com a primeira bateria de palestras do dia, que teve como tema central “A Psicologia no setor público – consolidações e perspectivas de profissionalidade”. A psicóloga da 19° Gerência Regional de Educação – GRE/SEDUC e egressa do UNIFSA, Simone Medeiros Leal, que falou sobre a Atuação do Psicólogo na Educação Básica.
Logo após, a também egressa do curso de Psicologia da instituição e psicóloga do Serviço de Apoio Psicológico – SAPSI, da UFPI, abordou a profissão dentro das universidades.
Finalizando o primeiro momento, Brunna Stella da Silva Carvalho Melo, psicóloga coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/UFPI), apresentou o serviço psicológico ofertado no setor em que trabalha.
No turno da noite, a palestra “Feminicídio – rompendo o silêncio, identificando sinais finalizando ciclos”, organizada pelo Conselho Regional de Psicologia Crp-21, contou com a presença das seguintes palestrantes: a Psicóloga Viviann Alexia Ribeiro Reis, as Delegadas da Polícia Civil do Piauí, Eugênia Villa e Thaís Lages Paz, e a Major da Polícia Militar do Piauí, Francisca Leoneide Ferreira da Rocha.