UNIFSA realiza curso “Iniciação em Libras”

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O período de inscrições iniciou no dia 15 de fevereiro e vai até o dia 18 de março, no Núcleo de Apoio Pedagógico - NUAPE. O curso, que possui carga horária de 40h, acontecerá aos sábados, entre os dias 19 de março e 21 de maio, no prédio da instituição, e tem como público alvo os estudantes, funcionários e a comunidade externa, com valor de R$ 120 (cento e vinte reais) cada ingresso.

O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio da Graduação de Educação Física, realiza um curso de Iniciação em Língua Brasileira de Sinais – Libras, de 19 de março a 21 de maio, com carga horária de 40h.

O curso acontece de forma presencial, aos sábados, de 8h às 12h, e tem como público alvo os estudantes, funcionários e a comunidade externa, com valor de R$ 50, para alunos, e R$ 60, para comunidade externa. As inscrições acontecem até o dia 18 de março.

A iniciação, que fornece trinta vagas para alunos UNIFSA e dez para demais interessados, tem o objetivo de capacitar alunos, professores, colaboradores em Língua de Sinais, para um melhor atendimento à pessoa surda, ensinando os princípios básicos e gramaticais da Língua de Sinais, e estabelecendo a comunicação entre surdos e ouvintes para uma melhor interação entre eles.

Por várias décadas, a educação dos surdos restringiu-se a espaços segregados de ensino em escolas especiais e classes especiais. Recentemente, a partir da Política de Educação Inclusiva como proposta educacional da esfera federal, verifica-se um aumento gradativo de sujeitos surdos que buscam espaço em escolas de ensino regular em todos os níveis oferecidos cabendo aos espaços públicos e privados adequarem-se as necessidades especiais para esta população. Dentre as necessidades básicas, está o direito de receber sua instrução em sua Língua materna (Língua de Sinais).

Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Batista, organizadora do Curso de Iniciação em LIBRAS

Baseada no Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a professora Maria Batista indica formas de apoio ao uso e a difusão das LIBRAS nos sistemas públicos e privados de ensino, amenizando as barreiras de acessibilidade de comunicação entre surdo e ouvinte, promovendo práticas de educação inclusiva na instituição de ensino.

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