Hoje mais um passo importante foi dado nos mais de 22 anos de história do Centro Universitário Santo Agostinho, com a recepção aos alunos do novo curso da instituição: o de medicina veterinária. A recepção aos calouros com uma aula inaugural contou com a apresentação feita pela coordenadora do curso, professora Dra. Julliet Teixeira de Oliveira Santos, contou ainda com a presença do Pró-reitor Administrativo e Financeiro, Dr. Átila de Melo Lira, a coordenadora financeira, Ma. Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva, a presidente da Comissão Própria de Avaliação, Ma. Mônica Maria Lima Fialho Alcântara e a tutora do curso, Ma. Francisca Carla Silva e professores do curso. Cada um dos integrantes da mesa, além de dar as boas-vindas aos estudantes, explicou como funciona a instituição e os setores.
A professora Julliet Teixeira iniciou parabenizando os estudantes pela escolha do melhor curso de medicina veterinária do Piauí e por terem confiado na instituição para iniciarem à sua carreira profissional. A professora falou ainda sobre o mercado de trabalho em expansão e exemplificou as diferentes áreas em que o médico veterinário pode atuar, além de apresentar os professores das disciplinas e como elas serão ministradas ao longo da jornada acadêmica.
O Pró-Reitor Administrativo, Átila de Melo Lira, afirmou que é motivo de imensa alegria ofertar para a comunidade mais um curso de excelência, chegando a 20 cursos de graduação presencial.
“O lançamento do curso de medicina veterinária cumpre com o que foi planejado no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que é um documento protocolado no Ministério da Educação e que consta o planejamento de desenvolvimento institucional de curto e longo prazo, então estamos aqui trazendo mais um curso de saúde, que foi pensado como muita responsabilidade, com uma preparação completa desde a pesquisa de mercado até a montagem da equipe pedagógica, o projeto dos laboratórios e espaços. Começamos em um período de dificuldade com a pandemia, mas não podíamos deixar de possibilitar essa oportunidade e temos o compromisso de oferecer todo o suporte necessário para os nossos alunos, com plataformas virtuais, acervo bibliográfico atualizado, corpo docente qualificado e a estrutura técnica e administrativa para garantir um ensino diferenciado”, descreve Átila de Melo Lira.
As aulas teóricas do curso serão ministradas através do ensino remoto, no entanto, o momento inicial de acolhido ocorreu presencialmente e cumprindo os protocolos de segurança adotados na instituição para o combate à disseminação da COVID-19, como o uso obrigatório de máscara, a correta e adequada ventilação do espaço, distanciamento entre as cadeiras e a disponibilização de totens de álcool em gel e lavatórios.