O debate sobre proteção de dados e crimes virtuais ganha destaque no 1° Simpósio de Proteção de Dados e Crimes Virtuais: Aspectos Jurídicos e Psicológicos, que acontecerá em 1º de novembro no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). O evento, que será realizado no auditório do prédio sede das 8h às 12h e das 14h às 18h, abordará questões cruciais sobre privacidade e segurança no ambiente digital, além de suas implicações legais e psicológicas. Os participantes receberão certificado de 10 horas.
As inscrições para o simpósio estão disponíveis via Sympla, e para validá-las, os interessados deverão doar 1kg de alimento não perecível no momento do credenciamento. Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade, reforçando o compromisso social do UNIFSA com a comunidade.
Voltado para estudantes e profissionais das áreas de Direito e Psicologia, o simpósio tem como objetivo orientar sobre os aspectos jurídicos e psicológicos da proteção de dados e dos crimes virtuais no Brasil. Durante o evento, serão discutidos temas como a regulamentação da proteção de dados no Brasil, analisando seus aspectos legais e sociais, além de tópicos como o cyberbullying, com uma abordagem tanto jurídica quanto psicológica. Outro ponto de destaque será a discussão sobre a regulamentação das BETs (apostas online) e os impactos psicológicos da dependência tecnológica, assim como os desafios impostos pelos crimes virtuais na era da Inteligência Artificial.
A programação busca proporcionar uma compreensão da evolução da regulamentação sobre privacidade e proteção de dados no país, discutir as consequências psicológicas da dependência tecnológica e refletir sobre as novas relações sociais que emergem na sociedade da informação.
O simpósio contará com a presença de docentes do UNIFSA experientes no tema, como a Profa. Ma. Gisela Freitas, advogada especializada em Direito Digital; o Prof. Me. Jhon Lisbino, mestre em Criminologia; e a Profa. Ma. Samila Marques Leão, mestre em Psicologia. Este é um evento imperdível para quem deseja entender os desafios e soluções para a proteção de dados e os crimes virtuais, com enfoque nas áreas jurídica e psicológica.
Em breve, a programação completa do evento será divulgada.