O Centro Universitário Santo Agostinho realizou, entre os dias 23 de junho e 1º de julho, o 35º Encontro Pedagógico e a 2ª Jornada Pedagógica de Medicina. Com o tema “Construindo pontes: os cuidados com o capital humano artístico e intelectual”, os eventos reuniram professores e coordenadores do UNIFSA para momentos de integração, formação e troca de experiências.
O início da programação foi marcado por um coquetel junino de boas-vindas aos docentes participantes, com música ao vivo, animação e deliciosas comidas.



Em seguida, ocorreu a solenidade oficial de abertura do Encontro, conduzida pela Reitora Antonieta Lira e Silva, pela Pró-Reitora Administrativo-Financeira Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva e pelo Diretor de Ensino Edjôfre Coelho de Oliveira.


Às 18h30, a mesa de abertura trouxe importantes reflexões sobre a valorização do capital humano, com contribuições de Lydiana Menezes d’Albuquerque e Germana Matos.



Ao longo da programação, os participantes se envolveram em oficinas e mesas redondas que abordaram temas como práticas de extensão como produtos acadêmicos, estratégias para publicação e divulgação científica, escrita acadêmica e científica, e metodologias para o ENADE, com foco em cursos presenciais e EaD. As atividades também incluíram debates sobre os cuidados com o capital intelectual e oficinas voltadas para o desenvolvimento de estratégias lúdicas e inovadoras para o aprimoramento da prática docente.





Um dos destaques do evento foi a Oficina de Capital Artístico, realizada no espaço de convivência, que proporcionou aos professores experiências criativas e de bem-estar por meio de pintura em taças, pintura em telas e escultura em argila branca. A proposta foi integrar a arte como um instrumento de cuidado e valorização dos profissionais da educação.





Na programação específica da 2ª Jornada Pedagógica de Medicina, além de participar das atividades conjuntas com os demais cursos, os docentes de Medicina vivenciaram momentos exclusivos, como a oficina “Pensando o ENAMED: estratégias lúdicas e inovadoras” e uma mesa de discussão sobre o perfil do docente de Medicina no UNIFSA, que debateu as exigências da formação e o comportamento didático e institucional esperado no curso.



O 35º Encontro Pedagógico e a 2ª Jornada Pedagógica de Medicina reforçaram o compromisso do UNIFSA com a formação contínua de seu corpo docente, a inovação acadêmica e o cuidado com o desenvolvimento humano e intelectual de seus profissionais.