O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), firmou mais uma parceria em prol da mobilidade acadêmica dos alunos e docentes da Instituição. Agora, a Universidade dos Açores, de Portugal, faz parte do grupo de instituições europeias que possuem convênio com o UNIFSA.
Fundada em 1976, a Universidade dos Açores consolidou-se ao longo das décadas como uma instituição de referência no seio do arquipélago, conseguindo edificar laços científicos e culturais dentro e inter – ilhas. Mas firmou-se também como uma instituição de caráter universalista, potenciando a relevância que a sua natureza atlântica lhe confere: uma verdadeira ponte entre a Europa, as Américas e outras geografias do saber. A Universidade dos Açores atualmente reúne mais de 20 cursos de graduação.
Essa rede de parcerias do UNIFSA com instituições estrangeiras busca oportunizar desenvolvimento pessoal, aprimoramento de habilidades profissionais e uma experiência enriquecedora em diversas dimensões para os discentes e docentes, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e diversificado. Para o coordenador do NRI, Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, essa troca de experiências internacionais é uma fonte de aprendizado única na formação profissional.
Por ter vivido práticas de mobilidade acadêmica internacional, reconheço que um dos benefícios é a obtenção de conhecimentos pelo intercâmbio, seja na fase da graduação e/ou da pós-graduação, assim como também indo estudar uma temporada no exterior ou acolhendo estrangeiros que se interessam por nossa instituição.
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, Coordenador do NRI – UNIFSA
Segundo Alisson Gomes, a internacionalização universitária é um processo de mudança organizacional, inovação curricular, desenvolvimento de pessoal (docente, discente e técnico administrativo), com o objetivo de alcançar a excelência no ensino, pesquisa e outras atividades universitárias.
A internacionalização projeta as universidades em um contexto global permitindo a cooperação acadêmica entre países e continentes de todo o globo. E, vale ressaltar que num mundo globalizado, a internacionalização das instituições de ensino superior se torna de vital importância, tendo como um de seus objetivos proporcionar a formação de recursos humanos de alto nível, além de constituir um instrumento para tornar a educação superior responsiva aos requisitos e desafios de uma sociedade globalizada
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, Coordenador do NRI – UNIFSA