É com muita satisfação que o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) comunica a renovação de convênio com a Universidade de Salamanca e estabelecimento de outros convênios com as instituições europeias: Universidad Pontificia de Salamanca, Universidad de Valladolid, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Universidade Autónoma de Lisboa e Instituto Politécnico de Coimbra.
A iniciativa visa oportunizar desenvolvimento pessoal, aprimoramento de habilidades profissionais e uma experiência enriquecedora em diversas dimensões para os discentes e docentes preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e diversificado.
A Reitora, Antonieta Lira e Silva, a Pró-Reitora Administrativo-Financeira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva, a Diretora de Comunicação e Marketing, Penélope Maria de Melo Lira, e o Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais, Alisson Dias Gomes, embarcaram para Espanha e Portugal com uma missão especial: firmar parcerias com instituições de ensino superior. O principal objetivo dessa viagem é a internacionalização do UNIFSA e garantia de parcerias de mobilidade acadêmica dos alunos UNIFSA.
“Estamos na Europa para firmar parcerias com seis importantes instituições de ensino superior, públicas e privadas, em busca de ampliar o ambiente de aprendizado para os alunos e professores do Centro Universitário Santo Agostinho. É o que chamamos de mobilidade acadêmica, a comunidade acadêmica do UNIFSA poderá fazer intercâmbio, participar de cursos, eventos nessas instituições. Bem como poderemos receber docentes e discentes em nossos campus UNIFSA.”
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do UNIFSA.
A primeira parada foi a Universidad de Salamanca, na Espanha, que possui mais de 800 anos de história e é uma referência mundial em educação superior. Nela, os gestores do UNIFSA foram recebidos pelo Reitor David Díez e pela docente Profa. Dra. Maribel Rodriguez Fidalgo.
“Prestígio, tradição e inovação, atrai estudantes de todo o mundo em busca de uma experiência acadêmica única. São portas abertas para a mobilidade acadêmica dos nossos alunos. Os discentes do UNIFSA poderão estudar aqui, fazer cursos de verão e aproveitar uma vivência enriquecidora neste ambiente cultural e de excelência acadêmica.”
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do UNIFSA.
A segunda parada foi a Universidad Pontificia de Salamanca, que já formou mais de 93 mil alunos nos seus 81 anos de existência, e hoje possui mais de 100 graduações com ensino prático.
“É uma instituição que possui renome internacional com uma sólida tradição acadêmica. E além de firmarmos parceria para que nossos alunos possam fazer um intercâmbio acadêmico e estudar aqui, os alunos das instituições que estamos visitando, também poderão estudar no UNIFSA.”
Antonieta Lira e Silva, Reitora do UNIFSA.
A última instituição espanhola visitada foi a Universidad de Valladolid, uma das universidades mais renomadas do país e estabelecida no século XIII. Lá, foram recebidos pela Vice-Reitora encarregada dos Assuntos Estudantis e Empregabilidade, Cristina de La Rosa Cubo.
“Uma universidade com compromisso com a educação contínua, liderança em mobilidade e ampla rede de relações internacionais. A mobilidade acadêmica permitirá que os alunos do UNIFSA possam aprender em seus prestigiados centros de pesquisa, e participar de uma verdadeira imersão cultural, esportiva, social e ambiental que criam um ambiente acadêmico excepcional.”
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, Coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do UNIFSA.
Já em Portugal, a equipe fez sua primeira visita na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, uma instituição pública pioneira no ensino de Enfermagem em Portugal. Comprometida com a promoção da saúde global e o desenvolvimento sustentável, ela é referência nacional e internacional, com qualidade certificada e responsabilidade social. Quem apresentou sua estrutura foi o Dr. Rui Baptista, coordenador dos Espaços de Simulação da ESENFC.
Em seguida, o UNIFSA conheceu o Instituto Politécnico de Coimbra, uma das dez maiores instituições de ensino superior em Portugal, com uma ampla gama de áreas de formação, como artes, gestão, contabilidade, marketing, saúde e engenharias.
Por fim, visitou-se a Universidade Autónoma de Lisboa, a Universidade privada mais antiga do país, com quase 40 anos de atuação, e que fica localizada no coração de Lisboa. Quem recebeu a equipe UNIFSA foi a Dra. Isabel Fernandes Silva, coordenadora do gabinete de Relações Internacionais.
Ao todo, foram firmadas seis parcerias de mobilidade acadêmica em renomadas Instituições da Europa. Essas parcerias irão expandir ainda mais as experiências e o aprendizado dos da comunidade UNIFSA.