O Centro Universitário Santo Agostinho, em parceria com a Mastercard, realizou o ID Day, na última quarta-feira (08), no auditório Clóvis Melo – Anexo II da instituição, um evento especial para apresentar um projeto piloto inovador de identificação, o Mastercard ID Service. Seus estudantes e colaboradores foram os primeiros brasileiros a fazerem parte desta rede mundial.
Na ocasião, marcaram presença e compuseram a mesa de honra: o Pró-Reitor Administrativo e Financeiro do UNIFSA, Átila Lira, a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira, o docente do UNIFSA, Prof. Dr. Tonny Kerley, o Vice-Presidente da Mastercard, Marcello Bellini, e o CEO da IDC-BR, Leonardo Alam. As autoridades explicaram como a plataforma funciona e seus benefícios.
O que nós pretendemos com a rede de identidade digital reutilizável? Trazer confiança para o mundo digital. Estamos todo dia fornecendo documentos e na verdade não sabe o que está sendo feito com nossos dados, e como estão sendo utilizados. Então a ideia aqui é que comecemos a ter uma experiência segura, muito mais conveniente, e que respeite a privacidade de cada um de nós.
Vice-Presidente da Mastercard, Marcello Bellini
O Mastercard ID Service é uma solução que reúne informações pessoais e podem ser usadas ao longo da vida em ambientes multidimensionais, tanto para a jornada escolar, quanto em compras e sistemas de saúde, mobilidade, entretenimento e outros, no Brasil e no exterior, em estrita concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ao se autenticar com a identidade digital na Mastercard ID Service Network, o usuário terá uma série de benefícios exatamente por não precisar passar por longos e desgastantes processos de cadastro e autenticação para evitar potenciais fraudes.
A iniciativa foi intermediada pela IDC-BR (Digital Identity Channel), empresa brasileira parceira da Mastercard na tecnologia de identidade digital. Segundo o Leonardo Alam, este é um primeiro passo para uma mudança de mentalidade sobre identificação pessoal.
Ao longo da vida, acumulamos diversos logins e senhas, e fornecemos cópias de nossos documentos para diversas entidades sem o devido controle de uso e gestão. Com a identidade digital, todos os dados biográficos, biométricos e de documentos estarão armazenados no dispositivo móvel do usuário.
Leonardo Alam, CEO da IDC-BR
Dentro do UNIFSA, a plataforma vai facilitar atividades rotineiras, como explica Antonieta Lira.
O acesso a essa identidade digital desbloqueará experiências novas e aprimoráveis para as pessoas à medida que interagem com empresas, provedores de serviços e suas comunidades online. No UNIFSA, o recurso de identidade digital irá favorecer o acesso a livros na biblioteca e a realização de provas no formato digital, isso inicialmente, mas as possibilidades são muitas.
Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino UNIFSA
Durante o evento, os participantes que possuem Carteira Nacional de Habilitação puderam emitir sua Identidade Digital e já iniciar a experiência. No dia seguinte, a emissão continuou na sede da instituição, com brindes para os primeiros cadastrados.