O Centro Universitário Santo Agostinho reafirmou sua parceria com o Hospital São Marcos nesta sexta-feira (22), durante reunião entre professoras e representantes na sede da instituição. Essa união é responsável por fornecer, a cada dois meses, vagas de estágios na área de Nutrição para alunos UNIFSA, supervisionados por profissionais de ambas as organizações.
Na ocasião, os estudantes que encerraram esse ciclo apresentaram seus resultados e rotinas realizadas, que aconteceram sob orientação das nutricionistas Rita Pessoa e Luiza Gomes, coordenadoras do serviço de Nutrição do HSM. As especialistas puderam contribuir para a carreira dos alunos com seus conhecimentos adquiridos em anos de profissão.
É um prazer receber os alunos UNIFSA no hospital, e a gente poder repassar para eles a nossa experiência.
Nutricionista Luiza Gomes
Luiza Gomes observa, ainda, que os estagiários também possuem sua bagagem, fruto do que é vivenciado nas aulas da graduação, onde docentes qualificados os preparam para o mercado de trabalho.
Os alunos do UNIFSA são diferenciados, porque é visto que eles possuem um preparo antes de chegar no estágio, na prática. Eles são alunos que sabem se comportar em um ambiente de trabalho, sabem como se dirigir aos funcionários.
Nutricionista Rita Pessoa
A boa postura dos estudantes se dá também graças às metodologias aplicadas pelas coordenações de curso e estágio, como explica Geraldo Gomes, coordenador de estágio UNIFSA.
A coordenação de estágio, juntamente com as coordenações de curso, tem essa preocupação de passar orientações para que nossos alunos, quando cheguem no campo de estágio, saibam se comportar eticamente.
Geraldo Gomes, coordenador de estágio UNIFSA
Seja para qualquer área, um estágio complementa o ensino teórico ministrado nas IES, apresentando, parcialmente, os acadêmicos ao universo de seus cursos superiores, encaixando a rotina de trabalho ainda na graduação. E com a turma de Nutrição não é diferente, esse estágio oferecido pelo Hospital São Marcos é de suma importância principalmente para quem é beneficiado: os alunos.
No São Marcos, nossos alunos desenvolveram várias atividades de educação nutricional, avaliação nutricional de colaboradores, trabalhos com a pedriatria, relacionados a alimentação saudável. Fizeram, também, atividades de avaliação dos indicadores de produção.
Profa. Ma. Keila Cristiane Batista Bezerra, docente UNIFSA.
No dia 24 de abril, inicia-se mais um ciclo para novos quatro estudantes, que colocarão em prática o que foi aprendido em sala de aula e adquirirão experiência profissional, assim como os outros estudantes que já participaram do projeto.
Nossos alunos sabem da importância do porte do Hospital São Marcos para eles, de passar por esse momento na formação acadêmica. Então a gente agradece a visita e a parceria do HSM.
Carla Melo, tutora pedagógica do curso de Nutrição UNIFSA