O Centro Universitário Santo Agostinho enxerga a ciência e sua produção como pilares para a educação e solução para as questões sociais. Entendendo que ela é indispensável, principalmente para o ensino superior e a qualificação de seus discentes e docentes, o UNIFSA firmou uma grande parceria com o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados – CIATEN, buscando fortalecer ainda mais a pesquisa científica.
Durante todo um semestre, as duas instituições se reuniram e planejaram ações a serem realizadas no âmbito acadêmico. O primeiro encontro ocorreu em setembro de 2021, através de uma reunião do Conselho Científico do Centro de Inteligência, no qual o UNIFSA foi convidado a fazer parte da equipe, que é constituída pelas principais organizações relacionadas ao ensino e à pesquisa de excelência no Estado do Piauí.
Foi a partir deste momento que houve apresentação e discussão dos principais objetivos e sugestões do Conselho. A partir daí surgiu o interesse do UNIFSA, representado pelo coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa – NIP, Prof. Dr. Alisson Gomes Dias, em construir uma ligação com o CIATEN, acordo que foi consolidado neste mês de maio de 2022, na Sede do UNIFSA.
O acordo firmado tem o objetivo de desenvolver ações científicas, visando promover a integração ensino-serviço e o fortalecimento do Sistema Estadual de Saúde do Piauí, incentivar ações que favoreçam a troca de experiências profissionais e acadêmicas nas área de interesse do CIATEN e do UNIFSA, além de apoiar a produção de divulgação de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades que contribuirão para as ações a serem realizadas.
A iniciativa é uma ótima oportunidade para a IES, que tem a pesquisa científica em sua rotina de ensino desde o princípio, e que considera essa parceria um melhor caminho para o setor, como conta a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva.
A parceria entre o Centro Universitário Santo Agostinho e o CIATEN representa um passo muito importante para pesquisa e a iniciação científica da nossa instituição, tendo em vista que passaremos a integrar uma importante rede de instituições e pesquisadores de abrangência nacional e internacional. Contribuímos de modo significativo com nossas iniciativas e temos consciência de que ampliaremos ainda mais. Em face do atual cenário de globalização e da rapidez com que se desenvolvem e difundem as inovações científicas e tecnológicas, é fundamental que centros universitários e instituições de pesquisa se aproximem cada vez e estabeleçam diálogos com forte potencial de desenvolvimento.
Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino UNIFSA
Nessa perspectiva, o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados também enxerga benefícios nesse novo projeto.
Considerando que o CIATEN tem como finalidade aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciadas no contexto do Estado do Piauí e em regiões similares, devendo em especial, elaborar políticas públicas baseadas em evidências científicas; gerar e difundir conhecimentos científicos e tecnologias inovadoras; ensinar e treinar profissionais da administração pública e demais interessados, a associação com o UNIFSA representa mais um passo importante para expansão da comunidade de pesquisadores e para divulgação dos resultados de pesquisas!
Prof. Dr. Bruno Guedes Alcoforado Aguiar, coordenador científico do núcleo de pesquisas CIATEN
O que é o CIATEN?
O Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados – CIATEN é uma organização de uma instituição sem fins lucrativos, que tem como finalidade aprimorar as políticas públicas referentes a agravos tropicais, emergentes e negligenciados, através da fundamentação científica. Entre esses agravos, por exemplo, estão os acidentes de motocicleta, a COVID-19, a tuberculose e o calazar.
As ações do CIATEN se realizam através da investigação científica, da síntese do conhecimento, da elaboração de recomendações técnicas, da transmissão desses conhecimentos científicos e da criação de tecnologias.