Os estudantes do curso de Educação Física representaram o Centro Universitário Santo Agostinho em mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS, que encerrou neste domingo (22). Desta vez, quem trouxe medalha para a casa foram os times de basquete e futsal masculinos, que conquistaram o terceiro lugar no pódio da competição.
2023 foi o ano de estreia do time de futsal no JUBS. A equipe Zeus, que contou com a ida de onze integrantes, foi acompanhada pelo Prof. Luís Paulo e treinada pelo Prof. Leonardo Silva, e recebeu com muita alegria o resultado dos jogos.
Para muitas pessoas, um terceiro lugar pode não valer tanto, mas pra gente vale e vale muito, pois não tivemos quase nenhum apoio, perdemos horas de trabalho, treinamos no sol de 15h, meio dia. Então chegar lá e ter esse resultado foi incrível. A gente espera que tendo esses resultados as coisas melhorem não só para a gente, mas para os outros esportes também. A gente vê que, com pouco apoio, temos esses resultados, imagina com um apoio um pouco maior, que tenha uma visibilidade maior.
Pablo Samuel, estudante de Educação Física e Atleta de Futsal do UNIFSA
Para o capitão do time, Pablo Samuel, a viagem também foi um momento de aprendizado para a formação profissional.
Como estudante, a gente repara em como cada estado tem sua maneira de trabalhar, estilos de jogo, preparação e ate mesmo recuperação pós jogo.
Pablo Samuel, estudante de Educação Física e Atleta de Futsal do UNIFSA
Quem também fez parte da preparação do time para o campeonato foi a docente do curso, Profa. Dra. Márcia Cristiane Araújo. Sua atividade de preparação física iniciou como um auxilio aos jogadores de futsal da atlética Zeus. No fim, acabou se tornando peça fundamental na atuação dos estudantes em campo.
Nós iniciamos o trabalho de avaliação física e preparação física dos atletas do Futsal em abril de 2023, como prática da disciplina de Treinamento Desportivo 2. Contamos com a colaboração do egresso Roberto Ramon nas avaliações e aplicação dos exercícios de potência muscular baseados nos Sistemas Dinâmicos, cuja a prescrição do treinamento foi específica para os atletas. O trabalho teve o objetivo de integrar ensino e extensão, e visou não só melhorar a performance dos mesmos, como colocar em prática o conhecimento da disciplina. Este trabalho também esteve inter-relacionado com o curso de extensão “Treinamento de Força Baseado nos Sistemas Dinâmicos”, no qual participaram como alunos parte do elenco do time. Percebemos o êxito do trabalho de integração ensino e extensão, visto que culminou na melhora da performance dos atletas e resultou na medalha de terceiro colocado no Jogos Universitários Brasileiros – JUBs.
Profa. Dra. Márcia Cristiane Araújo, docente de Educação Física do UNIFSA
Para o coordenador do curso, Prof. Me. Alyson Felipe da Costa Sena, a premiação é sinônimo de orgulho para ele, como docente, e para a instituição, por contribuir com a formação desses atletas e futuros profissionais da Educação Física.
Para nós que somos do Esporte, ver a dedicação, esforço e acima de tudo empenho destes garotos que apesar de todas as adversidades conseguiram subir em um pódio, é de uma satisfação e sensação de orgulho que não cabe no peito. E isso só nos motiva para no ano que vem fazermos tudo de novo e dessa vir subirmos de divisão. Os meninos do Basquetebol estão pelo segundo ano seguido chegando em terceiro, e os do futsal na primeira tentativa também subiram no pódio. Com muito trabalho duro e planejamento, com toda a certeza buscaremos resultados cada vez melhores para o nosso estado, e isso evidencia como pensamos esporte e como queremos inserir nosso aluno nesta área.
Prof. Me. Alyson Felipe da Costa Sena, coordenador do curso de Educação Física do UNIFSA
O UNIFSA celebra a vitória das equipes de Basquete e Futsal no JUBS e parabeniza todos os estudantes e profissionais envolvidos na atividade. Contem com nosso apoio!