UNIFSA celebra acessibilidade e criatividade com Expo Arte ARQ&URB BEM-TE-VI

Compartilhe!

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) realizou a Expo Arte ARQ&URB BEM-TE-VI: Uma Experiência Sensorial Contemporânea, que promoveu a inclusão cultural e destacou a criatividade acadêmica. O evento contou com a participação ativa dos alunos das turmas do 1º e 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, que apresentaram 17 obras interativas, projetadas para garantir acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual.

A iniciativa integrou as disciplinas Plástica, Ergonomia e Acessibilidade na Arquitetura e Urbanismo e a Atividade Curricular de Extensão: Acessibilidade em Arquitetura e Urbanismo. As peças foram desenvolvidas com texturas, relevos e descrições áudio-visuais, criando uma experiência sensorial inclusiva que exaltou a cultura e a paisagem nordestina.

Educação e sensibilização

Para a professora Ma. Patrícia Pacheco Alves de Oliveira, o evento foi uma oportunidade única de promover a sensibilização acadêmica e cultural: “Nosso objetivo era despertar um olhar mais atento à acessibilidade cultural. Essa experiência transformou tanto os alunos quanto os visitantes, ampliando sua visão sobre inclusão.”

O professor Me. Igo Yossi Lima Fonseca também destacou o comprometimento dos estudantes: “Mesmo com os desafios, as turmas demonstraram dedicação e criatividade. O resultado final foi surpreendente e mostrou o potencial deles em criar soluções inovadoras para a acessibilidade.”

Uma arte para todos

Sob a temática “Arte para Sentir”, a exposição proporcionou uma vivência única ao público. Além das obras táteis, o evento disponibilizou fones de ouvido para descrições detalhadas das peças, ampliando o alcance sensorial.

Edmir Barbosa da Silva, visitante da exposição e representante da Associação de Cegos do Piauí, comentou: “Na realidade, ainda não tinha vivido nenhuma experiência nesse sentido, assim, similar. E é um trabalho muito bem feito. Se dedicaram bastante e abordaram temas muito interessantes. Conseguiram fazer realmente aparecer a acessibilidade e a inclusão nos trabalhos, coisa que geralmente não encontramos. Só na teoria. E eles conseguiram colocar na prática também. Então, um trabalho muito interessante, muito importante e que merece muito destaque aqui pelo UNIFSA.”

A Expo Arte reafirma o compromisso do UNIFSA com a formação humanizada e inclusiva, valorizando a cultura regional e mostrando como a arte pode ser acessível a todos. Um evento que não apenas inspirou, mas também deixou um legado de criatividade e empatia.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui