UNIFSA atende normativa do Ministério da educação

21 mar


Desde o dia 16 de março, o Centro Universitário Santo Agostinho suspendeu todas as suas atividades presenciais, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS e Ministério da Saúde, visando conter a propagação do Coronavírus (Covid-19) no Brasil. Os gestores da instituição, assim como, coordenadores de curso e colaboradores administrativos, continuam trabalhando, e se encontrando diariamente, de forma virtual, para dar continuidade ao semestre letivo em andamento.

Todavia o Ministério da Educação-MEC visando a continuidade das atividades acadêmicas publicou em 17 de março de 2010 a Portaria n343, que “[…] autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação […]”. Desta forma, a Portaria em questão permite que as Instituições de Ensino Superior utilizem plataformas tecnológicas para continuação dos conteúdos acadêmicos durante a pandemia que o mundo inteiro enfrenta.

Com isso, no dia 19 de março, a Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA, Antonieta Lira e Silva, se reuniu com os Coordenadores dos cursos de graduação e Tutores Pedagógicos para deliberar o retorno das atividades acadêmicas na instituição, mas mantendo as precauções pela preservação da saúde de todos, e seguindo todas as recomendações dos Ministérios da Saúde e Educação. De acordo com a Pró-Reitora, apesar do cenário preocupante e delicado, o UNIFSA não irá parar suas atividades. Nesse momento, as atividades acadêmicas estão sendo readequadas e serão executadas por meio de dispositivos tecnológicos, que permitirão a continuidade do semestre letivo.

Seguindo as recomendações do MEC, durante o período de suspensão das aulas, todas as atividades presenciais ocorrerão por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem. A Pró-Reitora afirmou que, no UNIFSA, as aulas para os estudantes de graduação devem recomeçar no dia 25 de março, utilizando a Plataforma Blackboard, já utilizada como suporte tecnológico nos cursos de graduação da instituição.  Os conteúdos seguirão o plano de ensino e aprendizagem, e serão transmitidos e supervisionados pelo professor da disciplina. “Todos os docentes do UNIFSA têm treinamento para o uso dessas ferramentas e tecnologias, além de habilidades com metodologias ativas, que serão bastante úteis nesse momento”, disse.

O conteúdo das disciplinas estará disponível na Plataforma Blackboard, via Academus online, permitindo o acesso do aluno no horário da disciplina ou em momento posterior. Ressalta-se que o aluno deve cumprir o cronograma ser disponibilizado pelos professores das disciplinas.

 “Estamos vivendo um momento muito delicado para todos. O UNIFSA vem buscando alternativas e soluções para minimizar os prejuízos educacionais de todos, sempre seguindo as determinações do MEC. E juntos, Direção, Coordenadores, Docentes, Discentes e Administrativos, podemos superar esse momento de tanta angustia e preocupação. Contamos com a compreensão, colaboração e participação de toda nossa comunidade acadêmica. E que Deus proteja todos nós!”, finalizou a Pró-Reitora.

Acompanhe | Comunicados Oficiais

Saiba mais sobre as ações do UNIFSA no enfrentamento do COVID-19 (clique)
Tutorial Blackboard – Alunos UNIFSA (clique)

Carta Aberta à Comunidade UNIFSA

Tags: , , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui