Desde o dia 16 de março, o Centro Universitário Santo Agostinho suspendeu todas as suas atividades presenciais, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS e Ministério da Saúde, visando conter a propagação do Coronavírus (Covid-19) no Brasil. Os gestores da instituição, assim como, coordenadores de curso e colaboradores administrativos, continuam trabalhando, e se encontrando diariamente, de forma virtual, para dar continuidade ao semestre letivo em andamento.
Todavia o Ministério da Educação-MEC visando a continuidade das atividades acadêmicas publicou em 17 de março de 2010 a Portaria n343, que “[…] autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação […]”. Desta forma, a Portaria em questão permite que as Instituições de Ensino Superior utilizem plataformas tecnológicas para continuação dos conteúdos acadêmicos durante a pandemia que o mundo inteiro enfrenta.
Com isso, no dia 19 de março, a Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA, Antonieta Lira e Silva, se reuniu com os Coordenadores dos cursos de graduação e Tutores Pedagógicos para deliberar o retorno das atividades acadêmicas na instituição, mas mantendo as precauções pela preservação da saúde de todos, e seguindo todas as recomendações dos Ministérios da Saúde e Educação. De acordo com a Pró-Reitora, apesar do cenário preocupante e delicado, o UNIFSA não irá parar suas atividades. Nesse momento, as atividades acadêmicas estão sendo readequadas e serão executadas por meio de dispositivos tecnológicos, que permitirão a continuidade do semestre letivo.
Seguindo as recomendações do MEC, durante o período de suspensão das aulas, todas as atividades presenciais ocorrerão por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem. A Pró-Reitora afirmou que, no UNIFSA, as aulas para os estudantes de graduação devem recomeçar no dia 25 de março, utilizando a Plataforma Blackboard, já utilizada como suporte tecnológico nos cursos de graduação da instituição. Os conteúdos seguirão o plano de ensino e aprendizagem, e serão transmitidos e supervisionados pelo professor da disciplina. “Todos os docentes do UNIFSA têm treinamento para o uso dessas ferramentas e tecnologias, além de habilidades com metodologias ativas, que serão bastante úteis nesse momento”, disse.
O conteúdo das disciplinas estará disponível na Plataforma Blackboard, via Academus online, permitindo o acesso do aluno no horário da disciplina ou em momento posterior. Ressalta-se que o aluno deve cumprir o cronograma ser disponibilizado pelos professores das disciplinas.
“Estamos vivendo um momento muito delicado para todos. O UNIFSA vem buscando alternativas e soluções para minimizar os prejuízos educacionais de todos, sempre seguindo as determinações do MEC. E juntos, Direção, Coordenadores, Docentes, Discentes e Administrativos, podemos superar esse momento de tanta angustia e preocupação. Contamos com a compreensão, colaboração e participação de toda nossa comunidade acadêmica. E que Deus proteja todos nós!”, finalizou a Pró-Reitora.
Acompanhe | Comunicados Oficiais
Saiba mais sobre as ações do UNIFSA no enfrentamento do COVID-19 (clique)
Tutorial Blackboard – Alunos UNIFSA (clique)