O Centro Universitário Santo Agostinho anuncia o 2° Congresso Internacional Ciência e Sociedade, que acontecerá de 4 a 8 de novembro, nos prédios Sede e Anexo II, com o tema “Educação e Pesquisa como Caminho para a Pacificação Global” . O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas partes do mundo e buscará promover debates sobre o papel da educação e da pesquisa na construção de uma sociedade mais importante. As inscrições e a programação detalhada serão divulgadas em breve.
O 2° CICS oferecerá uma oportunidade única para atualização, incentivo à pesquisa e debates sobre o papel transformador da educação na promoção da paz. Segundo o Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, a relação entre educação, pesquisa e paz é uma discussão essencial dentro do atual contexto social, político e econômico.
“Mais do que nunca, em 2025, é preciso pensar, falar e agir com base na Educação e Pesquisa em prol da sociedade global. Neste contexto, reforçamos que a educação para a cidadania global é uma proposta da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para preparar as comunidade acadêmicas para os desafios do século XXI, desencadeados pelo processo de globalização, visando a construção de sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes, inclusivas e sustentáveis. Com conhecimentos, habilidades, valores e atitudes desenvolvidos nos espaços de formação e geração de conhecimento, entre eles universidades e centros de pesquisa, é possível formar cidadão globais e garantir que as novas gerações construam um mundo melhor para o futuro.”
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, membro da coordenação geral do 2° CICS
Participação internacional
A presença de pesquisadores de outros países acrescenta uma perspectiva valiosa ao congresso. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes de diferentes contextos culturais e acadêmicos permite uma discussão mais ampla e profunda sobre as possíveis contribuições da ciência para a resolução de problemas globais.
“Participar de congressos como o 2º CICS é uma maneira de complementar a formação acadêmica, ampliar contatos e conhecer novas pesquisas e práticas de outros países. Assim, o 2º CICS abre espaço de modo democrático, colaborativo e acessível para trabalhos provenientes de diversos contextos de formação. Isto é, estudantes e professores de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) são bem vindos e convidados a contribuir ao mesmo tempo em que profissionais inseridos no mercado de trabalho, com forte atuação e/ou vinculação com suas entidades de classe.”
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, membro da coordenação geral do 2° CICS
Com atividades presenciais e remotas, o congresso visa garantir a participação de um público diversificado, promovendo a inclusão e a troca de saberes entre diferentes partes do mundo. O
2º CICS se apresenta como um evento fundamental para a construção de um futuro mais colaborativo, sustentável e pacífico, alinhando as práticas científicas à realidade global.
Uma oportunidade de aprendizado e networking
Como em sua primeira edição, o evento promete ser um marco no cenário científico do Piauí, reunindo especialistas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países, o que o torna um importante espaço de aprendizado e network.
“A experiência acadêmica vai além das salas de aula e laboratórios. Participar de eventos como o
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, membro da coordenação geral do 2° CICS
2º CICS complementa a formação, amplia contatos e permite conhecer pesquisas e tendências globais. Esse tipo de congresso promove a troca com cientistas de diferentes contextos e traz discussões que enriquecem nossa prática profissional e social.”
Em breve, o UNIFSA divulgará mais informações sobre inscrições e a programação do evento, que promete ser um marco no cenário acadêmico e científico do Piauí.