O último dia do Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho aconteceu nesta sexta-feira (1), e contou com momentos de reflexão sobre os caminhos e inovações acerca do Ensino à Distância, que deram relevância às práticas pedagógicas e ao encerramento do evento.
Pela manhã, o evento foi marcado pela oficina de Práticas Pedagógicas Exitosas e Inovadoras do Ensino à Distância, ministrada pela Profa. Dra. Eldelita Águida Porfírio Frando, coordenadora do Núcleo de Ensino à Distancia e Profa. Ma. Marta Lúcia de Mendonça Freitas tutora pedagógica do NEAD. O momento proporcionou, aos docentes, aprendizagem e amadurecimento no campo para a formação dos alunos EaD.
Logo em seguida, às 15h, a oficina de encerramento “Caminhos e Trilhas para o Sucesso na Formação Profissional: os desafios ENADE para os alunos EaD”, ministrada pela Profa Eldelita, abriu a noite. No encontro, a palestrante Prof. Ma. Ana Elisa Martini Pascottini, tratou da importância do papel do aluno EaD como representante da qualidade de ensino da instituição e a desmistificação da prova, que os alunos pensam ser uma etapa difícil para o fim da formação.
“O processo ENADE é um grande desafio para as instituições. Eu já trago como processo de entendimento que os conteúdos e competências precisam estar atrelados aos componentes curriculares, isso durante todo o curso. Não exclusivamente no semestre que antecipa a prova daquele conjunto de cursos do ciclo avaliativo. Então desde o primeiro semestre o aluno deve ter acesso às questões de modelo ENADE”.
Prof. Ma. Ana Elisa Martini Pascottin