Acessibilidade e Inclusão

Compartilhe!


A inclusão social no Brasil vem sendo um tema bastante abordado nas últimas décadas principalmente no contexto educacional, por ser fundamental na constituição do sujeito. É no espaço educacional, na relação com seus pares, na relação com as linguagens e com o conhecimento que o sujeito desenvolve habilidades essenciais para a inclusão na sociedade.

Diante da necessidade proveniente dos avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas que vêm impondo reorganizações nas atividades sociais e educacionais, o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA desenvolve ações afirmativas que venham atender as pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, no sentido de possibilitar a estas o acesso e permanência ao ensino superior de qualidade. Essas ações estão previstas no programa institucional Inclusão no UNIFSA: compromisso com a acessibilidade e a cidadania.

CONFIRA AQUI A CARTILHA DE COMUNICAÇÃO INCLUSIVA DO UNIFSA


Como forma de atender ao disposto no programa institucional de inclusão, o UNIFSA desenvolve diversas ações de promoção da acessibilidade nas suas várias dimensões conforme detalhado a seguir:

Adequação da estrutura física, possibilitando a locomoção e utilização dos espaços da instituição pela pessoa com deficiência, com segurança e autonomia a destacar; rampas de acesso, banheiros adaptados, instalação de piso tátil, placas informativas em código Braille nos ambientes da Instituição, vagas de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência, lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas dentre outras.

No sentido de promover o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, o UNIFSA realiza eventos para fins de formação, sensibilização e conscientização, junto a sua comunidade, no sentido de se perceber o outro sem preconceito, estigma e estereótipos.

É assegurada por meio de formação continuada dos professores visando qualificá-los para uma atuação docente na perspectiva da inclusão, possibilitando assim, uma atuação de métodos e estratégias pedagógicas específicas no atendimento dos estudantes com deficiência, e com a implantação do atendimento educacional especializado que ocorre em um espaço físico adequado, com mobiliário, materiais didáticos, equipamentos específicos e recursos pedagógicos e de acessibilidade, que venham colaborar com estratégias que eliminem barreiras, possibilitando ao estudante o desenvolvimento de sua aprendizagem e favorecendo sua plena participação nas atividades acadêmicas.

No sentido de possibilitar este tipo de acessibilidade o UNIFSA providenciou a aquisição de materiais didáticos e tecnologias assitivas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência.

O UNIFSA como forma de eliminar as barreiras de comunicação, desenvolveu ações como: capacitação dos colaboradores em curso de LIBRAS básico; aquisição de acervo bibliográfico virtual com possibilidade de softwares de leitura para os estudantes com deficiência visual; e instalação de placas informativas em código Braille em todos os ambientes da Instituição.

No sentido de possibilitar este tipo de acessibilidade o UNIFSA providenciou: a instalação de softwares com sintetizador de voz, disponíveis em computadores da sala de atendimento educacional especializado, na biblioteca e nos laboratórios de informática, aquisição de monitor ampliado para os alunos com visão subnormal, instalação de equipamento de gravação que é utilizado para aplicação de provas de aluno com deficiência visual que não tem conhecimento do código Braille e disponibilização de lupa eletrônica.

Dessa maneira o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA adota em suas práticas acadêmicas ações que viabilizem a inclusão de uma educação superior de qualidade.

Atendimento Educacional Especializado (AEE)


O Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), a partir do novo paradigma de sociedade inclusiva, mantém permanentemente um programa que colabora com a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação e altas habilidades, no ensino superior.

Tal programa está em consonância com a Constituição Federal (artigo 208, III), e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional (Lei 9.394/96), e com o Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/01), com o Parecer CNE/CEB nº 2/01, de 11 de setembro de 2001, e com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial e a Lei nº 10.098 de 19/12/2000, que em seus artigos estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida e dá outras providências além do Decreto Nº 7.611/2011, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na instituição de ensino superior e fora dela.

O atendimento do AEE é organizado e assistido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico – NUAPE, disponibilizando a utilização dos materiais didático-pedagógicos e equipamentos que dispõem de ferramentas de tecnologia assistiva, que assegurem as condições de acesso ao currículo pelos educandos com deficiência.

O Atendimento Educacional Especializado do UNIFSA é realizado por uma equipe multiprofissional composta por técnico/psicólogo/monitores/intérprete e professor. Funcionando a partir do levantamento das necessidades individuais do estudante com vistas a elaboração de um plano de atendimento que atenda a essas necessidades, onde constam os materiais didáticos, equipamentos e recursos pedagógicos e de acessibilidade, adequados para uso do aluno, e o cronograma de horários organizado no contra turno das aulas regulares do seu curso.

No caso de atendimento especializado aos estudantes com transtornos globais do desenvolvimento como o Transtorno do espectro autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) entre outros e alunos com superdotação/ altas habilidades, é feita a articulação com especialistas (psicólogo e psicopedagogo), para elaboração de plano individualizado conforme a necessidade do estudante.

Nesse cenário, o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA adota em suas práticas acadêmicas ações que viabilizem a inclusão de uma educação superior de qualidade como um direito à cidadania, que respeite suas necessidades de acessibilidade físicas e cognitivas, não apenas com a eliminação de barreiras arquitetônicas, tecnológicas e de mobiliário, mas, ensejando também, a busca de soluções atitudinais, comunicacionais e pedagógicas que permitam diferentes percursos de aprendizagem em currículos adaptativos.

Serviço de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico ao Discente (SAPPD)


O Serviço de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico ao Discente têm por objetivo orientar e acompanhar, do ponto de vista psicológico e psicopedagógico, os alunos que apresentarem dificuldades frente ao desempenho acadêmico e/ou de relacionamento interpessoal que estejam dificultando seu processo de ensino-aprendizagem, visando contribuir para a construção de uma percepção saudável acerca de si mesmo e domínio das representações sociais sobre o seu desempenho no exercício de suas tarefas educativas.

O presente serviço se destina, aos discentes e a todos aqueles que participam da comunidade acadêmica, com o objetivo de avaliar, acompanhar e sanar dificuldades no processo ensino-aprendizagem, sem, sobretudo, se configurar como um atendimento psicoterapêutico. É realizado na instituição desde 2016 atendendo mais de 700 discentes sofrendo reformulações no seu formato de acordo com as demandas dos alunos.

O Serviço de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico ao Discente é atualmente organizado e assistido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico – NUAPE, sendo composto por três (3) docentes que são psicólogos e realizam os atendimentos com duração de 30min. Os atendimentos podem ser agendados na secretária do NUAPE e são realizados na sala de atendimento psicopedagógico, localizada no prédio SEDE 1º andar. Os atendimentos podem ocorrer até 4 vezes para cada aluno por semestre, após esse período se necessário o aluno é encaminhado para outros serviços (Psicólogo, Pisquiatra, Psicopedagogo) ou é finalizado os atendimentos.

Através desse serviço o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA promove a construção e ampliação de projetos que atuam tanto no aspecto social, quanto emocional e pedagógico dos discentes, auxiliando-os e proporcionando, assim, a inclusão no ensino superior, uma vez que reconhece o estudante na sua singularidade e diversidade, apresentando características diferenciadas de comportamento emocional e de disposição para o ato de aprender.

Dessa forma torna-se evidente a importância de um serviço de atendimento ao estudante nos seus aspectos psicossociais para que se possa, em um ambiente humanizado, compreender, conhecer e acompanhar a vida do acadêmico, proporcionando momento de reflexão, tomada de consciência e possíveis soluções.

Compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui