A inclusão social no Brasil vem sendo um tema bastante abordado nas últimas décadas principalmente no contexto educacional, por ser fundamental na constituição do sujeito. É no espaço educacional, na relação com seus pares, na relação com as linguagens e com o conhecimento que o sujeito desenvolve habilidades essenciais para a inclusão na sociedade.
Diante da necessidade proveniente dos avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas que vêm impondo reorganizações nas atividades sociais e educacionais, o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA desenvolve ações afirmativas que venham atender as pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, no sentido de possibilitar a estas o acesso e permanência ao ensino superior de qualidade. Essas ações estão previstas no programa institucional Inclusão no UNIFSA: compromisso com a acessibilidade e a cidadania.
CONFIRA AQUI A CARTILHA DE COMUNICAÇÃO INCLUSIVA DO UNIFSA
Como forma de atender ao disposto no programa institucional de inclusão, o UNIFSA desenvolve diversas ações de promoção da acessibilidade nas suas várias dimensões conforme detalhado a seguir:
Adequação da estrutura física, possibilitando a locomoção e utilização dos espaços da instituição pela pessoa com deficiência, com segurança e autonomia a destacar; rampas de acesso, banheiros adaptados, instalação de piso tátil, placas informativas em código Braille nos ambientes da Instituição, vagas de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência, lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas dentre outras.
No sentido de promover o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, o UNIFSA realiza eventos para fins de formação, sensibilização e conscientização, junto a sua comunidade, no sentido de se perceber o outro sem preconceito, estigma e estereótipos.
É assegurada por meio de formação continuada dos professores visando qualificá-los para uma atuação docente na perspectiva da inclusão, possibilitando assim, uma atuação de métodos e estratégias pedagógicas específicas no atendimento dos estudantes com deficiência, e com a implantação do atendimento educacional especializado que ocorre em um espaço físico adequado, com mobiliário, materiais didáticos, equipamentos específicos e recursos pedagógicos e de acessibilidade, que venham colaborar com estratégias que eliminem barreiras, possibilitando ao estudante o desenvolvimento de sua aprendizagem e favorecendo sua plena participação nas atividades acadêmicas.
No sentido de possibilitar este tipo de acessibilidade o UNIFSA providenciou a aquisição de materiais didáticos e tecnologias assitivas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência.
O UNIFSA como forma de eliminar as barreiras de comunicação, desenvolveu ações como: capacitação dos colaboradores em curso de LIBRAS básico; aquisição de acervo bibliográfico virtual com possibilidade de softwares de leitura para os estudantes com deficiência visual; e instalação de placas informativas em código Braille em todos os ambientes da Instituição.
No sentido de possibilitar este tipo de acessibilidade o UNIFSA providenciou: a instalação de softwares com sintetizador de voz, disponíveis em computadores da sala de atendimento educacional especializado, na biblioteca e nos laboratórios de informática, aquisição de monitor ampliado para os alunos com visão subnormal, instalação de equipamento de gravação que é utilizado para aplicação de provas de aluno com deficiência visual que não tem conhecimento do código Braille e disponibilização de lupa eletrônica.
Dessa maneira o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA adota em suas práticas acadêmicas ações que viabilizem a inclusão de uma educação superior de qualidade.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), a partir do novo paradigma de sociedade inclusiva, mantém permanentemente um programa que colabora com a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação e altas habilidades, no ensino superior.
Tal programa está em consonância com a Constituição Federal (artigo 208, III), e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional (Lei 9.394/96), e com o Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/01), com o Parecer CNE/CEB nº 2/01, de 11 de setembro de 2001, e com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial e a Lei nº 10.098 de 19/12/2000, que em seus artigos estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida e dá outras providências além do Decreto Nº 7.611/2011, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na instituição de ensino superior e fora dela.
O atendimento do AEE é organizado e assistido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico – NUAPE, disponibilizando a utilização dos materiais didático-pedagógicos e equipamentos que dispõem de ferramentas de tecnologia assistiva, que assegurem as condições de acesso ao currículo pelos educandos com deficiência.
O Atendimento Educacional Especializado do UNIFSA é realizado por uma equipe multiprofissional composta por técnico/psicólogo/monitores/intérprete e professor. Funcionando a partir do levantamento das necessidades individuais do estudante com vistas a elaboração de um plano de atendimento que atenda a essas necessidades, onde constam os materiais didáticos, equipamentos e recursos pedagógicos e de acessibilidade, adequados para uso do aluno, e o cronograma de horários organizado no contra turno das aulas regulares do seu curso.
No caso de atendimento especializado aos estudantes com transtornos globais do desenvolvimento como o Transtorno do espectro autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) entre outros e alunos com superdotação/ altas habilidades, é feita a articulação com especialistas (psicólogo e psicopedagogo), para elaboração de plano individualizado conforme a necessidade do estudante.
Nesse cenário, o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA adota em suas práticas acadêmicas ações que viabilizem a inclusão de uma educação superior de qualidade como um direito à cidadania, que respeite suas necessidades de acessibilidade físicas e cognitivas, não apenas com a eliminação de barreiras arquitetônicas, tecnológicas e de mobiliário, mas, ensejando também, a busca de soluções atitudinais, comunicacionais e pedagógicas que permitam diferentes percursos de aprendizagem em currículos adaptativos.
Serviço de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico ao Discente (SAPPD)
O Serviço de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico ao Discente têm por objetivo orientar e acompanhar, do ponto de vista psicológico e psicopedagógico, os alunos que apresentarem dificuldades frente ao desempenho acadêmico e/ou de relacionamento interpessoal que estejam dificultando seu processo de ensino-aprendizagem, visando contribuir para a construção de uma percepção saudável acerca de si mesmo e domínio das representações sociais sobre o seu desempenho no exercício de suas tarefas educativas.
O presente serviço se destina, aos discentes e a todos aqueles que participam da comunidade acadêmica, com o objetivo de avaliar, acompanhar e sanar dificuldades no processo ensino-aprendizagem, sem, sobretudo, se configurar como um atendimento psicoterapêutico. É realizado na instituição desde 2016 atendendo mais de 700 discentes sofrendo reformulações no seu formato de acordo com as demandas dos alunos.
O Serviço de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico ao Discente é atualmente organizado e assistido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico – NUAPE, sendo composto por três (3) docentes que são psicólogos e realizam os atendimentos com duração de 30min. Os atendimentos podem ser agendados na secretária do NUAPE e são realizados na sala de atendimento psicopedagógico, localizada no prédio SEDE 1º andar. Os atendimentos podem ocorrer até 4 vezes para cada aluno por semestre, após esse período se necessário o aluno é encaminhado para outros serviços (Psicólogo, Pisquiatra, Psicopedagogo) ou é finalizado os atendimentos.
Através desse serviço o Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA promove a construção e ampliação de projetos que atuam tanto no aspecto social, quanto emocional e pedagógico dos discentes, auxiliando-os e proporcionando, assim, a inclusão no ensino superior, uma vez que reconhece o estudante na sua singularidade e diversidade, apresentando características diferenciadas de comportamento emocional e de disposição para o ato de aprender.
Dessa forma torna-se evidente a importância de um serviço de atendimento ao estudante nos seus aspectos psicossociais para que se possa, em um ambiente humanizado, compreender, conhecer e acompanhar a vida do acadêmico, proporcionando momento de reflexão, tomada de consciência e possíveis soluções.