A Coordenação de Ciências Contábeis do Centro Universitário Santo Agostinho realizou, nos dias 25 a 27 de abril, a Semana de contabilidade 2022, com o tema Os Novos Desafios, Perspectivas e Mercado de Trabalho do Contabilista Pós – Pandemia COVID-19.
Na primeira noite, o encontro aconteceu na sala de Conferência da Sede UNIFSA, onde estiveram presentes: o Vice-Presidente de Administração e Finanças, Contador Carlos Lustosa Filho, e a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Leonice Benício Costa.

Além disso, o CEO & Diretor Comercial da Fortes Tecnologia em Teresina, Walfran Batista, ministrou uma Palestra Magna sobre A Tecnologia no Desenvolvimento da Profissão Contábil.

Segundo o organizador do evento e coordenador do curso de Ciências Contábeis UNIFSA, Prof. Dr. Josimar Alcantara de Oliveira, eventos como a Semana de Contabilidade do UNIFSA, são cruciais para os graduandos, pois é importante que os futuros contadores conheçam o atual mercado através dos profissionais já atuantes da área.

“Destacamos que essa semana tem extrema relevância, pois visa aproximar o aluno de uma realidade do mercado. Inclusive, essa foi uma das temáticas abordadas neste evento”
Prof. Dr. Josimar Alcantara
Na manhã do dia 26 (terça-feira), o evento retomou com mais um seminário na sala de Conferência da Sede UNIFSA , desta vez às 7h30 com o Auditor do Tribunal de Contas da União – TCU, Prof. Me. Renato Santos Chaves, que abordou o tema A Tecnologia no Apoio ao Controle dos Gastos Públicos.

Os principais tópicos abordados foram a tecnologia da informação interligada com as ações de controle. O que a tecnologia propicia para a ação de controle? Então foi demonstrado que, sem a tecnologia, hoje, a ação de controle, tanto a ação institucional, que são os órgãos públicos que realizam o controle, quanto o controle social, que é a sociedade que realiza esse controle, seria praticamente nula.
Prof. Me. Renato Santos Chaves, Auditor do Tribunal de Contas da União – TCU

No turno da noite, os alunos participaram da palestra “O Controle das Contas Públicas Municipais em sistema informatizado” conduzida pelo contador Edson Dias Albuquerque CEO da Organização Contábil EDA.
Para o contador Edson Dias Albuquerque, é importante ressaltar a responsabilidade social que o contador público tem, o mesmo pontuou em sua palestra, a significância que o contrato de serviço prestado pelo contador tem e fez alguns alertar para os contadores em formação.
“Temos uma responsabilidade grandiosa como contadores em órgãos públicos, como Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, e Tribunal de Contas. Logo, o contador tem que ter muito cuidado nos seus trabalhos e sempre oficializar um contrato formal de prestação de serviços, principalmente em órgãos como os citados”
Disse, o CEO da Organização Contábil EDA.

Na noite dessa quarta-feira (27), às 20h, a Semana de Contabilidade prosseguiu com uma importante troca de experiências. Desta vez, o tema central foi sobre os impactos da tecnologia prática da auditoria independente.