Nos dias 9 e 10 de maio foi realizada a Semana de Contabilidade do Centro Universitário Santo Agostinho, em alusão ao dia do contabilista, comemorado em 25 de abril. A Semana trouxe como tema “Os novos desafios da profissão contábil com a modernização das informações contábeis”. De acordo com a organização, as mudanças ocorridas no ambiente contábil e fiscal das empresas exigem do profissional uma atualização constante, mediante as transformações enfrentadas no cenário de divulgação e processamento de informações importantes para o desempenho de suas atividades profissionais.
A palestra de abertura “EFD e REINF. DCTFWEB e e-SOCIAL”, foi ministrada pela Auditora da Receita Federal do Brasil Maria Geórgia Magalhães de Almeida. A palestrante reforça que é uma grande honra desenvolver e divulgar o e – Social. “Para mim é um prazer falar do e-Social porque é um projeto no qual eu acredito e que trará inúmeros benefícios para as empresas mas, principalmente, para os trabalhadores. Estar em um ambiente acadêmico trazendo essas questões é muito importante, observar a construção do conhecimento, a construção do profissional, isso é muito gratificante. Os alunos fizeram muitas perguntas pertinentes, demonstrando um alto nível de interesse”, aponta.
No turno da noite, os alunos assistiram à palestra com tema: “Microempreendedor: quero ser MEI e agora?”, ministrada pela contadora Weridiana Almeida. A palestrante trouxe as principais informações para quem pensa em ser um microempreendedor individual, enfocando o enquadramento tributário no Simples Nacional e tratando dos impostos embutidos no (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) DAS.
Na manhã do segundo dia, foi apresentada a palestra “Transparência nas informações contábeis e auditoria financeira pública, com o palestrante Renato dos Santos Chaves, Auditor Federal do Controle Interno. Foi muito importante falar sobre esse tema, inclusive pelo momento no qual as finanças públicas estão passando no Brasil. O profissional contador estuda a contabilidade empresarial, do setor privado, como também do setor público, e ele faz o elo dos dois, pois quando ele trabalha com tributos, esses tributos estão entrando nos cofres públicos, alimentando o tesouro nacional, então ele orienta o cliente dele, e quando ele trabalha no setor público, ele orienta o gestor da aplicação com demonstrativos contábeis. Ou seja, ele tem uma visão técnica das finanças públicas. Tiveram muitas perguntas e foi interessante porque deu para exemplificar bem”, explica o palestrante.
A Semana de Contabilidade visa fomentar para alunos, egressos e profissionais a possibilidade de reflexão em relação aos novos desafios da profissão.