Semana de Contabilidade traz como tema o desafio da profissão contábil na contemporaneidade

Compartilhe!

Nos dias 9 e 10 de maio foi realizada a Semana de Contabilidade do Centro Universitário Santo Agostinho, em alusão ao dia do contabilista, comemorado em 25 de abril. A Semana trouxe como tema “Os novos desafios da profissão contábil com a modernização das informações contábeis”. De acordo com a organização, as mudanças ocorridas no ambiente contábil e fiscal das empresas exigem do profissional uma atualização constante, mediante as transformações enfrentadas no cenário de divulgação e processamento de informações importantes para o desempenho de suas atividades profissionais.

A palestra de abertura “EFD e REINF. DCTFWEB e e-SOCIAL”, foi ministrada pela  Auditora da Receita Federal do Brasil Maria Geórgia Magalhães de Almeida. A palestrante reforça que é uma grande honra desenvolver e divulgar o e – Social. “Para mim é um prazer falar do e-Social porque é um projeto no qual eu acredito e que trará inúmeros benefícios para as empresas mas, principalmente, para os trabalhadores. Estar em um ambiente acadêmico trazendo essas questões é muito importante, observar a construção do conhecimento, a construção do profissional, isso é muito gratificante. Os alunos fizeram muitas perguntas pertinentes, demonstrando um alto nível de interesse”, aponta.

No turno da noite, os alunos assistiram à palestra com tema: “Microempreendedor: quero ser MEI e agora?”, ministrada pela contadora Weridiana Almeida. A palestrante trouxe as principais informações para quem pensa em ser um microempreendedor individual, enfocando o enquadramento tributário no Simples Nacional e tratando dos impostos embutidos no (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) DAS.

Na manhã do segundo dia, foi apresentada a palestra “Transparência nas informações contábeis e auditoria financeira pública, com o palestrante Renato dos Santos Chaves, Auditor Federal do Controle Interno. Foi muito importante falar sobre esse tema, inclusive pelo momento no qual as finanças públicas estão passando no Brasil. O profissional contador estuda a contabilidade empresarial, do setor privado, como também do setor público, e ele faz o elo dos dois, pois quando ele trabalha com tributos, esses tributos estão entrando nos cofres públicos, alimentando o tesouro nacional, então ele orienta o cliente dele, e quando ele trabalha no setor público, ele orienta o gestor da aplicação com demonstrativos contábeis. Ou seja, ele tem uma visão técnica das finanças públicas. Tiveram muitas perguntas e foi interessante porque deu para exemplificar bem”, explica o palestrante.

A Semana de Contabilidade visa fomentar para alunos, egressos e profissionais a possibilidade de reflexão em relação aos novos desafios da profissão.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui