O segundo dia do II Seminário de Cosmetologia do Centro Universitário Santo Agostinho aconteceu neste sábado, 05 de novembro, na Sala de Conferência do Anexo II, e sua programação focou principalmente em temáticas voltadas para o estudo e o cuidado com a pele e os cabelos. Confira:
Logo cedo, às 8h, a docente do curso de Estética e Cosmética do UNIFSA, Profa. Esp. Brenda Sampaio, palestrou sobre o “Tratamento Definitivo de Melasma e Manchas Existentes”. Na ocasião, Brenda falou de gerenciamento da pele e o peeling, utilizado nesses tratamentos.
Vou falar um pouquinho sobre o gerenciamento da pele, sobre os peelings de melasmas, o quão importante é a gente estar gerenciando essa pele antes de agredi-la com o peeling, com os tratamentos, principalmente por causa do nosso sol, pois um dos fatores que mais desencadeia o gatilho do melasma é a agressão do sol.
Profa. Esp. Brenda Sampaio, docente do curso de Estética e Cosmética do UNIFSA
Às 10h, foi a vez da Profa. Dra. Lyghia Maria Araújo Meirelles, também docente do UNIFSA, que explicou a “Toxicidade de Produtos Capilares”. A profissional despertou os participantes para os ingredientes que compõem um produto capilar, o consumo desses materiais no Brasil e no mundo, e muito mais.
O Brasil é o quarto maior consumidor no mercado mundial (2020), onde ele movimenta quase quatro e meio bilhões de dólares por ano no que diz respeito a produtos capilares. Então, é um mercado gigante , e dentro do nosso país tem algumas empresas que despontam, como a Unilever, a L’Oréal e a PeG, que são os três principais negociantes desse setor. E aí eu pergunto a vocês, quantos produtos capilares vocês usam ao longo do dia?
Profa. Dra. Lyghia Maria Araújo Meirelles, docente UNIFSA
Dando continuidade ao II Seminário de Cosmetologia do UNIFSA, às 14h, ocorreu a palestra: Orientações e cuidados na transição capilar, ministrada pela Profa. Isabela Barbosa. Na ocasião, ela citou pontos negativos de alguns alisamentos específicos e alertou sobre os danos que eles podem causar no couro cabeludo.
“Há certos alisamentos que podem causar um processo de porosidade no fio, eles podem desequilibrar o PH, porque geralmente eles tem o quê? Eles são ácidos. Então desequilibra o PH, tanto couro cabeludo como da haste. Além disso, pode ocorrer o processo de dermatite seborreica.
Disse, Isabela Barbosa.
Para finalizar o evento, às 16h, a Profa. Débora de Fátima Mendonça e a egressa do UNIFSA, Inará Sá, participaram da mesa redonda: Prescrição Estética com Ênfase em protocolos personalizados.