A programação do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade disponibilizará, no dia 6 de outubro, de 9h às 12h, o minicurso “Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados”, que será ministrado pelos professores Dr. Nelson Jorge Carvalho Batista e Ma. Patrícia Lima Ventura.
Embora não seja novidade, é sempre importante ressaltar a importância das práticas em saúde baseadas em evidências científicas, que devem nortear a conduta dos profissionais a fim de reduzir as incertezas e os riscos para a tomada de decisões. Ciência e prática devem andar lado a lado e isso só é possível por meio de pesquisas validadas por meio de métodos seguros. Nesse sentido, esse minicurso tem o objetivo de tratar de um método bastante utilizado na atualidade: a revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados.
Um profissional qualificado e atualizado necessita dominar as ferramentas disponíveis tanto para realizar suas próprias pesquisas, quanto para analisar criticamente as construções metodológicas das demais pesquisas com que se depara cotidianamente.
As pesquisas por meio de ensaio clínico randomizado se enquadram no tipo
experimental, em que os objetos de estudo são colocados aleatoriamente no grupo
intervenção e grupo controle. Esse é considerado um método seguro entre os
métodos de investigação clínica utilizados, pois é capaz de produzir evidências
científicas diretas e com menor probabilidade de erro para esclarecer uma
relação de causa-efeito entre dois eventos.
Já a revisão sistemática de ensaio clínico randomizado trata de um sumário das evidências provenientes desses estudos e é realizada por meio de um processo de revisão de literatura abrangente, imparcial e reprodutível, que identifica, sintetiza e interpreta o conjunto de evidências dos estudos científicos para obter uma visão geral e confiável da estimativa do efeito da intervenção.
Os estudantes e pesquisadores, sobretudo da área de saúde, podem esperar do minicurso um espaço para atualização e discussão de métodos e técnicas de pesquisa atuais e que servirão não só para o direcionamento acadêmico, mas também como orientação para a prática profissional. Pois, conforme exposto acima, essas duas vertentes devem estar imbricadas quando se pensa em um desempenho profissional de excelência.