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A programação do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade disponibilizará, no dia 6 de outubro, de 9h às 12h, o minicurso “Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados”, que será ministrado pelos professores Dr. Nelson Jorge Carvalho Batista e Ma. Patrícia Lima Ventura.
Embora não seja novidade, é sempre importante ressaltar a importância das práticas em saúde baseadas em evidências científicas, que devem nortear a conduta dos profissionais a fim de reduzir as incertezas e os riscos para a tomada de decisões. Ciência e prática devem andar lado a lado e isso só é possível por meio de pesquisas validadas por meio de métodos seguros. Nesse sentido, esse minicurso tem o objetivo de tratar de um método bastante utilizado na atualidade: a revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados.
Um profissional qualificado e atualizado necessita dominar as ferramentas disponíveis tanto para realizar suas próprias pesquisas, quanto para analisar criticamente as construções metodológicas das demais pesquisas com que se depara cotidianamente.
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As pesquisas por meio de ensaio clínico randomizado se enquadram no tipo
experimental, em que os objetos de estudo são colocados aleatoriamente no grupo
intervenção e grupo controle. Esse é considerado um método seguro entre os
métodos de investigação clínica utilizados, pois é capaz de produzir evidências
científicas diretas e com menor probabilidade de erro para esclarecer uma
relação de causa-efeito entre dois eventos.
Já a revisão sistemática de ensaio clínico randomizado trata de um sumário das evidências provenientes desses estudos e é realizada por meio de um processo de revisão de literatura abrangente, imparcial e reprodutível, que identifica, sintetiza e interpreta o conjunto de evidências dos estudos científicos para obter uma visão geral e confiável da estimativa do efeito da intervenção.
Os estudantes e pesquisadores, sobretudo da área de saúde, podem esperar do minicurso um espaço para atualização e discussão de métodos e técnicas de pesquisa atuais e que servirão não só para o direcionamento acadêmico, mas também como orientação para a prática profissional. Pois, conforme exposto acima, essas duas vertentes devem estar imbricadas quando se pensa em um desempenho profissional de excelência.
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