Um artigo resultante do PIBIC de Administração do UNIFSA foi publicado no Vol 6, n.6 (2020) da Revista Brazilian Journal of Development (BJD). A pesquisa, intitulada “Construtos influenciadores do desempenho em vendas em uma empresa de atacado do Piauí”, é de autoria de Rhubens Ewald Moura Ribeiro, orientador da pesquisa; Taniele Oliveira Barbosa, hoje, egressa do curso de Administração e ex-bolsista PIBIC; e do estudante Luís Fernando Silva Monteiro, que auxiliou na revisão e elaboração final do artigo final.
A pesquisa é resultante do projeto de pesquisa “Marca própria: relação entre atendimento e desempenho em vendas em uma loja da fábrica”, aprovado no Edital nº 02/2019. 2019 do Núcleo de Iniciação à Pesquisa do Centro Universitário Santo Agostinho. “A Taniele já se formou e este artigo foi publicado quando ela concluía o curso, na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UNIFSA”, esclarece o prof. Rhubens.
No artigo “Construtos influenciadores do desempenho em vendas em uma empresa de atacado do Piauí” discute-se como a qualidade no atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais para o sucesso das organizações, uma vez que ajuda a definir o nível do atendimento e satisfação do cliente. A pesquisa propôs analisar a relação entre competitividade, autoeficácia, esforço e atendimento sobre o desempenho em vendas em uma loja da fábrica de roupas de marca própria, localizada em Teresina.
“Sabe-se que o mercado de marca própria tem suas peculiaridades e demanda estratégicas diferenciadas. Sendo assim, conhecer os construtos que de fato influenciam o desempenho e as circunstâncias em que se dão é de suma importância estratégica para a sustentabilidade empresarial de uma empresa”, informa o texto da pesquisa. Segundo os autores, a organização que não busca conhecer e desenvolver os fatores que afetam o atendimento e desempenho nas vendas está sujeita a não fidelização e a perda dos seus clientes para a concorrência. Segundo verificou a pesquisa, os construtos investigados se relacionam e foram propostas novas estratégias e ações para organização visando contribuir para otimização de seu desempenho em vendas.
O Prof. Rhubens se diz satisfeito com o desenvolvimento e a conclusão da pesquisa, que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica na aluna em âmbito do processo de graduação em administração. “Nós conseguimos ampliar as discussões sobre a relevância da área de marketing e sua contribuição para o processo de vendas de produtos, e, especialmente, na análise de construtos como: a competitividade, autoeficácia, esforço, atendimento e desempenho em vendas, no processo de construção da marca própria”, explicou. Para o professor, as organizações, ao elaborar estratégias para apresentar seus produtos ao mercado, devem realizar uma análise clara de todos os fatores que podem influenciar o seu desempenho. “Sendo assim, a atividade empresarial deve considerar variáveis das mais diversas, bem como decisão e gerenciamento, pois o objetivo maior que permite qualquer organização ou instituição existir é para atender alguma necessidade da sociedade, a qual é constituída por pessoas”, disse.
Para ele, ao atender às necessidades da sociedade a que se propôs uma organização, ela acaba por auferir lucros e prosperar. “Ou seja, a atividade organizacional e empresarial não deve ser desenvolvida aquém do meio ambiente que a envolve e no qual está inserida”, avaliou.