Resultados do PIBIC em Administração são publicados na Revista BJD

Compartilhe!

Um artigo resultante do PIBIC de Administração do UNIFSA foi publicado no Vol 6, n.6 (2020) da Revista Brazilian Journal of Development (BJD). A pesquisa, intitulada “Construtos influenciadores do desempenho em vendas em uma empresa de atacado do Piauí”, é de autoria de Rhubens Ewald Moura Ribeiro, orientador da pesquisa; Taniele Oliveira Barbosa, hoje, egressa do curso de Administração e ex-bolsista PIBIC; e do estudante Luís Fernando Silva Monteiro, que auxiliou na revisão e elaboração final do artigo final.
A pesquisa é resultante do projeto de pesquisa “Marca própria: relação entre atendimento e desempenho em vendas em uma loja da fábrica”, aprovado no Edital nº 02/2019. 2019 do Núcleo de Iniciação à Pesquisa do Centro Universitário Santo Agostinho. “A Taniele já se formou e este artigo foi publicado quando ela concluía o curso, na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UNIFSA”, esclarece o prof. Rhubens.

No artigo “Construtos influenciadores do desempenho em vendas em uma empresa de atacado do Piauí” discute-se como a qualidade no atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais para o sucesso das organizações, uma vez que ajuda a definir o nível do atendimento e satisfação do cliente. A pesquisa propôs analisar a relação entre competitividade, autoeficácia, esforço e atendimento sobre o desempenho em vendas em uma loja da fábrica de roupas de marca própria, localizada em Teresina.

“Sabe-se que o mercado de marca própria tem suas peculiaridades e demanda estratégicas diferenciadas. Sendo assim, conhecer os construtos que de fato influenciam o desempenho e as circunstâncias em que se dão é de suma importância estratégica para a sustentabilidade empresarial de uma empresa”, informa o texto da pesquisa. Segundo os autores, a organização que não busca conhecer e desenvolver os fatores que afetam o atendimento e desempenho nas vendas está sujeita a não fidelização e a perda dos seus clientes para a concorrência. Segundo verificou a pesquisa, os construtos investigados se relacionam e foram propostas novas estratégias e ações para organização visando contribuir para otimização de seu desempenho em vendas.

O Prof. Rhubens se diz satisfeito com o desenvolvimento e a conclusão da pesquisa, que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica na aluna em âmbito do processo de graduação em administração. “Nós conseguimos ampliar as discussões sobre a relevância da área de marketing e sua contribuição para o processo de vendas de produtos, e, especialmente, na análise de construtos como: a competitividade, autoeficácia, esforço, atendimento e desempenho em vendas, no processo de construção da marca própria”, explicou. Para o professor, as organizações, ao elaborar estratégias para apresentar seus produtos ao mercado, devem realizar uma análise clara de todos os fatores que podem influenciar o seu desempenho. “Sendo assim, a atividade empresarial deve considerar variáveis das mais diversas, bem como decisão e gerenciamento, pois o objetivo maior que permite qualquer organização ou instituição existir é para atender alguma necessidade da sociedade, a qual é constituída por pessoas”, disse.
Para ele, ao atender às necessidades da sociedade a que se propôs uma organização, ela acaba por auferir lucros e prosperar. “Ou seja, a atividade organizacional e empresarial não deve ser desenvolvida aquém do meio ambiente que a envolve e no qual está inserida”, avaliou.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui