Responsabilidade Social no UNIFSA

04 dez


O Centro Universitário Santo Agostinho procura entender a sua responsabilidade social, como Instituição de Ensino Superior, a partir de sua própria razão de existir como entidade que promove a educação e busca contribuir com um ensino de qualidade, voltado para os saberes necessários à eliminação das desigualdades sociais regionais. Para tanto, estrutura o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, prevendo ações que são resultantes de uma visão de entorno e de uma consciência das necessidades que podem ser atendidas pelo ensino, iniciação científica e extensão.

A responsabilidade social constitui um dos eixos norteadores e incorporadores das ações do UNIFSA. A instituição como entidade privada assume o compromisso de atender às exigências de mercado e também da sociedade valorizando nos seus projetos pedagógicos as experiências junto ao entorno social por meio de metodologias como a aprendizagem-serviço promovendo espaços de reflexão interdisciplinar e da construção de respostas criativas aos problemas sociais econômicos, culturais e ambientais; do estímulo ao exercício da cidadania e da democracia e da formação de consciência sobre as implicações éticas da atuação pessoal e profissional.

O Centro Universitário Santo Agostinho define como dimensões de sua política de responsabilidade social a formação de profissionais competentes, a produção e a disseminação do saber, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico e a interação com o meio social nas seguintes áreas:

Compromisso com ações de inclusão social e promoção da cidadania;
Defesa do meio ambiente, especialmente no âmbito da região da grande Teresina;
Compromisso com ações que promovam o desenvolvimento econômico e social;
Defesa da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Destas áreas demanda um conjunto de ações que revelam a preocupação e o empenho da FSA para a criação de espaços de participação e reflexão, envolvendo a comunidade no enfrentamento dos desafios colocados pela realidade social, através do trabalho desenvolvido por professores e estudantes. Ações que demonstram a efetivação do dialogo da FSA com a sociedade estimulando, desse modo, a construção de um conhecimento coletivo e transformador.

LINHAS DE ATUAÇÃO NA GESTÃO ORGANIZACIONAL DO UNIFSA

1. Implementação de infra – estrutura de apoio físico e pedagógico às pessoas com necessidades educacionais especiais.

2. Expansão das relações de parcerias como setor público, privado e Organizações não governamentais – ONGs, bem como, estabelecer relação de parceria do UNIFSA com instituições sociais, culturais e educativas;

3. Planejamento da Extensão com base na interação com o meio social através da promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e social, da defesa do meio ambiente, da memória cultural e da produção artística, do patrimônio cultural da comunidade e de ações sociais de interesse público;

4. Capacitação dos professores e técnico-administrativos por meio do Programa de Formação Continuada;

5. Desenvolvimento de ações de inclusão e assistência a setores ou grupos discriminados e ou sub representados no interesse de cada segmento da comunidade;

6. Implantação de projetos de participação individual e coletiva nas ações e atividades que envolvem a melhoria da qualidade de vida, sobretudo no ambiente de trabalho;

7. Estímulo à promoção da articulação entre os Serviços-Escolas e as instituições de atenção à saúde, à educação, à comunicação e outra áreas do conhecimento produzido no UNIFSA.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS DOCENTES DO UNIFSA

1. O UNIFSA disponibiliza aos docentes da instituição o Projeto de Formação Continuada Docente, que é desenvolvido por meio de encontros pedagógicos semestrais.

2. Os docentes têm apoio institucional para participar de cursos de Pós–Graduação em nível de stricto sensu (mestrado e doutorado), contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País.

3. Os docentes são envolvidos em projetos de extensão, que contribuem diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

O UNIFSA PROMOVE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
1. Apoio à produção de livros, revistas, jornais e sites para a produção e difusão de conhecimentos;

2. Fomento à política de formação de novos pesquisadores, por meio do Programa de Iniciação Cientifica dos cursos de graduação e de pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão.

3. Estímulo e apoio à criação de grupos de trabalho multidisciplinares especialmente para desenvolver oficinas de Responsabilidade Social que enfatizem a relação entre a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, a memória cultural, a produção artística e o patrimônio cultural da comunidade;

4. Promoção de eventos conjuntos entre as áreas de educação formal e não-formal, visando à construção de metodologias e instrumentos voltados à pesquisa e produção do conhecimento.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui