A programação do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade apresenta o minicurso “Representação gráfica de detalhes construtivos e de acessibilidade em AutoCAD”, a será desenvolvido pelos professores mestre Igo Yossi Lima Fonseca e especialista Vérika Michele de Pádua Rios Magalhães no dia 6 de outubro, das 15h às 18h.
A acessibilidade na elaboração de projetos representa o respeito à diversidade humana e está prevista na legislação brasileira, que dispõe de normas gerais e critérios básicos para a promoção do acesso e trânsito autônomo e seguro das pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.
Dentro do grande espectro que envolve a temática geral do minicurso, os docentes optaram por uma abordagem mais voltada para a paginação de pisos e sinalização horizontal no projeto arquitetônico acessível e como essas especificações podem ser projetadas através do software de desenho técnico: AutoCAD.
De acordo com o professor Igo Yossi, engenheiros, arquitetos e projetistas precisam desenvolver a habilidade técnica na elaboração de diagramas, layout de plantas e a documentação técnica. E acrescenta que a velocidade de interação com o programa faz com que o usuário possa finalizar o projeto com agilidade, além de gerar arquivos para futuras cópias, revisões e alterações.
Conforme a professora Vérika Magalhães, a programação do minicurso prevê alguns pontos a serem trabalhados: a aplicação da sobreposição de hachuras em propostas de plantas humanizadas; a aplicação de conhecimentos básicos na NBR 9050 em proposta de paginação de pisos; a identificação de barreiras arquitetônicas e rotas acessíveis no projeto arquitetônico; a compreensão e comunicação projetual entre o profissional e cliente; a inserção dos elementos de sinalização horizontal de alerta e direcional e o levantamento de áreas de materiais.
A NBR 9050 é uma norma elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata especificamente da “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” e estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Por isso, a importância dos profissionais a conhecerem para criação de projetos arquitetônicos acessíveis.