A Comissão Organizadora do 1º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) prorrogou até o dia 13 de março de 2023, o prazo de submissão de propostas de Grupos Temáticos (GTs). O novo cronograma atende à necessidade de dar oportunidade aos pesquisadores de outros países de participarem desse espaço de compartilhamento de experiências acadêmicas e de difusão de pesquisas científicas.
O 1º CICS será realizado de 4 a 7 de outubro de 2023, no Centro Universitário Santo Agostinho, com o tema: “Desenvolvimento humano e social: das ideias às práticas”. Seguindo a trajetória do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, realizado em 2019 e 2021, o CICS dá grande relevância aos Grupos Temáticos enquanto espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.
Além disso, o CICS visa valorizar todos os seus participantes, a começar pelos coordenadores/as de Grupos Temáticos, que integrarão a Comissão Científica do evento, e terão essa referência importante em sua trajetória acadêmica.
O novo período de submissão de propostas de Grupos Temáticos é até 13 de março de 2023. Os documentos relacionados a essa submissão (Formulário de Inscrição e modelo da proposta) estão disponibilizados no site do evento. Acesse pelo link: https://unifsa.com.br/cics2023/editais. Após o preenchimento, a proposta e formulário deverão ser remetidos para o e-mail: cics.cientifico@unifsa.com.br sendo a mensagem identificada da seguinte forma: “PROPOSTA DE GT – CICS 2023”.
Poderão propor atividades de Grupos Temáticos (GTs) para o 1º CICS, pesquisadores e professores mestres e/ou doutores, de qualquer unidade federativa do Brasil e de outros países. O GT deve ser coordenado, no máximo, por dois pesquisadores/as vinculados/as a instituições públicas e/ou privadas distintas e, preferencialmente, de diferentes unidades federativas do Brasil e/ou países, estando cada um(a) com as funções de coordenador/(a) e coordenador/(a) ajunto devidamente delimitadas.
As publicações também são um foco do congresso. Os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no 1º CICS serão publicados, na forma de Trabalho Completo, nos Anais do Congresso, tendo, individualmente, um registro DOI – Digital Object Identifier (individual). E o Melhor Trabalho de cada um dos GTs, indicados formalmente pelos coordenadores/as, será publicado, como capítulo, no e-book denominado “Melhores Trabalhos do 1º CICS”.
A edição, com ISBN e DOI para cada capítulo, ficará disponibilizada no site de publicações científicas e acadêmicas do UNIFSA e no site do 1º CICS. O e-book também será distribuído nas plataformas acadêmicas e científicas internacionais.
Para a Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, responsável pela área de publicações científicas do CICS, trata-se do corolário da própria atividade de pesquisa. “Sem a disseminação do conhecimento, a ciência estagna. É necessário cada vez mais investir nas publicações, especialmente, as de ciência aberta, para impulsionar a difusão de conhecimentos e o fomento de novos estudos”, explicou.