Os projetos de extensão Saúde no Verde e Serviços Farmacêuticos, do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, visitaram e levaram atendimentos gratuitos aos beneficiados do projeto Pilates da Gente nesta quarta-feira (29). A atividade, que acontece todas as quartas-feiras na Praça da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, bairro Vermelha, ficou ainda mais completa com aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, informações sobre infusões e distribuição de chá de canela e chá de capim e limão.
O encontro dos projetos foi relevante para a comunidade, pois contou com a prestação de serviços farmacêuticos, como aferição de pressão arterial e glicemia, ações importantes no rastreamento e monitoramento de problemas de saúde, como diabetes e hipertensão. Além de prestar orientações sobre o uso correto de medicamentos, chás e plantas medicinais, descarte correto de medicamentos e adesão farmacológica.
Profa. Dra. Alessandra Camillo, docente de Farmácia e responsável pelo projeto de extensão Serviços Farmacêuticos
Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia, essa união dos cursos do UNIFSA pelo bem-estar social beneficia não só a população envolvida, mas também os alunos enquanto futuros profissionais.
O projeto Pilates da Gente sempre convida alunos de enfermagem, psicologia e farmácia. E essas atividades em conjunto são importantes para os alunos, pois eles conseguem vivenciar, além de uma formação interdisciplinar, o atendimento multiprofissional na prática, através dos extensionistas e dos professores que os acompanham.
Prof. Me. Danyel Pinheiro Castelo Branco, coordenador do curso de Fisioterapia do UNIFSA
O projeto de extensão Saúde no Verde tem o objetivo de promover o uso racional das Plantas Medicinais por meio de publicações educativas em perfil de rede social (Instagram, Facebook) e em atividades educativas na comunidade. Já o projeto Serviços Farmacêuticos busca realizar acompanhamento farmacoterapêutico aos portadores de doença crônica do Bairro São Pedro, atuando como veículo de informação e orientação para o uso racional de medicamentos.