Projetos Culturais apoiados em 2009



CATEGORIA: IMPRESSOS

PROJETO: M³ MULHER, MÃE, MODERNA
O livro “M³ Mulher, Mãe, Moderna” foi escrito pelas jornalistas Elizângela Carvalho e Clarissa Carvalho, reunindo quarenta artigos dos mais de oitenta que foram publicados na coluna homônima no jornal O Dia, dentro do caderno Metrópole, aos domingos. O livro teve como objetivo preencher uma lacuna na produção literária piauiense, que ainda não despertou para essas três dimensões da nova identidade feminina (mulher, mãe, moderna). Firmes em seu propósito de não trazer fórmulas prontas para um contexto complexo como o cotidiano da mulher, as autoras pretendem conseguir com o livro colar alguns dos cacos do mosaico que é a identidade feminina atual, oferecendo uma nova proposta de literatura direcionada a um público que carece de publicações que retratem de maneira mais próxima o seu cotidiano.

PROJETO: CABEÇA DE CUIA EM QUADRINHOS
Colocando em discussão questões importantes acerca da lenda popular piauiense Cabeça de Cuia, Edinaldo Ferreira de Carvalho, proponente do trabalho, não se limita em apresentar o Crispim, personagem principal da lenda, como o assassino da própria mãe, há o estudo da loucura, há a preocupação social de tentar justificar o injustificável. Na obra Cabeça de Cuia em Quadrinhos, o autor destaca o jovem apaixonado que não recebe um olhar da mulher amada com certa poesia narrativa há uma preocupação de revelar os cenários da cidade de Teresina.
O projeto visou a publicação de revistas em quadrinhos baseada na lenda do Cabeça de Cuia, divulgando a lenda e os costumes piauienses, facilitando o acesso à lenda através de uma linguagem ágil e prática. Pretendeu, ainda, incentivar a produção, a publicação de histórias em quadrinho no Piauí e a formação de um mercado leitor/consumidor, através de publicações locais e proporcionar a auto-estima e a valorização da cultura local.

PROJETO: HISTÓRIA DO TEATRO PIAUIENSE
O livro “Historia do Teatro Piauiense”, proposto por Francisco Ací Gomes Campelo, é um trabalho de pesquisa histórica, que aborda a historia do teatro no Estado do Piauí, seus artistas, grupos e companhias, movimentos teatrais, festivais e eventos, que precisam ser conhecida pelo grande público. Constitui em um trabalho importante para conhecimento dessa área no Estado. E servirá como instrumento valioso de apreciação para amantes da arte, e para todos que desejam saber sobre o teatro feito no Estado do Piauí. O objetivo do projeto é editar 1.000 cópias do livro, como forma de reconhecer, divulgar e difundir a historia do teatro feito no Piauí.

III AMOSTRA CUMBUCA CULTURAL (2009)
O Centro Universitário Santo Agostinho apoiou a III Amostra Cumbuca Cultural que aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro de 2009, no Espaço Cultural Noé Mendes, na Universidade Federal. O evento teve a participação de 10 artistas locais e o registro audiovisual do 2ª DVD AMOSTRA CUMBUCA CULTURAL (também com patrocínio da FSA).

QUINTA EDIÇÃO DA FESTA DO BODE DE BATALHA (2009)
A Festa do Bode é um evento de cultura popular realizado de 18 a 20 de setembro de 2009, na cidade de Batalha, a 154 quilômetros ao norte de Teresina. O Centro Universitário Santo Agostinho foi um dos patrocinadores da quinta edição da festa. A cidade tem um dos mais expressivos rebanhos de ovinos e caprinos do Estado, quase 58 mil cabeças. A cidade tem vocação econômica para a ovinocaprinocultura e vem realizando esse evento desde 2005. Batalha é o segundo maior produtor desses rebanhos no Piauí. A Festa do Bode baseada nesse potencial econômico promoveu uma mudança na cidade com o desenvolvimento de outras atividades a exemplo da gastronomia, do artesanato, da bacia leiteira e do turismo.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui