Projeto UNIFSA na Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde do seu Trabalhador

04 dez


Os colaboradores do Centro Universitário Santo Agostinho também são beneficiados com o projeto UNIFSA na Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde do seu Trabalhador, desenvolvido pelo curso de Fisioterapia, sob a coordenação da Profª Esp. Lízia Daniela. Os colaboradores são contemplados com atividades que visam à prevenção de acidentes de trabalho e dos DORTs – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, nos colaboradores da UNIFSA. Para a aluna Gewanna Souza, aluna do 4º período do curso de Fisioterapia, o projeto visa ajudar o colaborador a melhorar suas condições físicas. “Muitas pessoas começam no programa sem poder fazer determinados alongamentos e com o passar do tempo, acabam conseguindo”, diz.

Com os índices de doenças músculos-esqueléticas relacionadas ao trabalho crescendo cada vez mais e tendo como principais causas os fatores biomecânicos, organizacionais no trabalho e sociais, ou seja, a postura adotada durante o trabalho, os movimentos e as forças desenvolvidas para o desempenho das atividades, o mobiliário e instrumentos inadequados associados às necessidades da modernidade como jornada dupla de trabalho e repouso insuficiente, o Ministério do Trabalho e Emprego instituiu em 23 de novembro de 1990 a Norma Regulamentadora 17 que dispõe acerca das condições ergonômicas no ambiente laboral.

É necessário que os trabalhadores sejam estimulados por um ambiente de trabalho recompensador e envolvente, sendo eles incentivados a hábitos saudáveis para que se tornem capazes de se condicionarem fisicamente para suas atividades laborais e da vida diária e ainda tenham reservas para enfrentar eventuais necessidades físicas extras.

As ações desenvolvidas pelos acadêmicos do UNIFSA, sob a orientação do coordenador do projeto, propõem inúmeras vantagens para os empregados, sendo relacionadas: diminuição da fadiga e desconforto físico, com conseqüente diminuição da irritabilidade; redução do gasto energético na execução das tarefas; queda do estresse emocional; redução da incidência das doenças ocupacionais, favorecimento da socialização do trabalhador junto ao grupo de trabalho; melhora da qualidade de vida e maior eficiência no trabalho. Todas essas vantagens espera-se que sejam refletidas no UNIFSA, ocorrendo, dentre outros benefícios: redução de gastos com assistência médica por ocasião de doenças ocupacionais; redução do índice de absenteísmo; maior proteção legal contra possíveis processos de empregados por doenças ocupacionais; aumento da produtividade e melhoria da imagem e ambiente de trabalho.

Além disso, por se tratar de uma instituição de ensino superior, possibilitará, através deste projeto de extensão, a complementação da aprendizagem do aluno de Fisioterapia adquirida na disciplina de Ergonomia e Saúde do Trabalhador, já que ele terá a possibilidade de aplicar seus conhecimentos dentro de uma empresa, promovendo a saúde dos funcionários do UNIFSA e prevenindo acidentes de trabalho e doenças de origem músculo-esqueléticas que podem surgir ou agravar-se com adoção de posturas e/ou uso do mobiliário de maneiras inadequadas. E possibilitará, principalmente, o desenvolvimento desses alunos como seres capazes de detectar situações diversas que possam trazer algum risco à saúde dos trabalhadores e procurar solucioná-las.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui