Os colaboradores do Centro Universitário Santo Agostinho também são beneficiados com o projeto UNIFSA na Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde do seu Trabalhador, desenvolvido pelo curso de Fisioterapia, sob a coordenação da Profª Esp. Lízia Daniela. Os colaboradores são contemplados com atividades que visam à prevenção de acidentes de trabalho e dos DORTs – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, nos colaboradores da UNIFSA. Para a aluna Gewanna Souza, aluna do 4º período do curso de Fisioterapia, o projeto visa ajudar o colaborador a melhorar suas condições físicas. “Muitas pessoas começam no programa sem poder fazer determinados alongamentos e com o passar do tempo, acabam conseguindo”, diz.
Com os índices de doenças músculos-esqueléticas relacionadas ao trabalho crescendo cada vez mais e tendo como principais causas os fatores biomecânicos, organizacionais no trabalho e sociais, ou seja, a postura adotada durante o trabalho, os movimentos e as forças desenvolvidas para o desempenho das atividades, o mobiliário e instrumentos inadequados associados às necessidades da modernidade como jornada dupla de trabalho e repouso insuficiente, o Ministério do Trabalho e Emprego instituiu em 23 de novembro de 1990 a Norma Regulamentadora 17 que dispõe acerca das condições ergonômicas no ambiente laboral.
É necessário que os trabalhadores sejam estimulados por um ambiente de trabalho recompensador e envolvente, sendo eles incentivados a hábitos saudáveis para que se tornem capazes de se condicionarem fisicamente para suas atividades laborais e da vida diária e ainda tenham reservas para enfrentar eventuais necessidades físicas extras.
As ações desenvolvidas pelos acadêmicos do UNIFSA, sob a orientação do coordenador do projeto, propõem inúmeras vantagens para os empregados, sendo relacionadas: diminuição da fadiga e desconforto físico, com conseqüente diminuição da irritabilidade; redução do gasto energético na execução das tarefas; queda do estresse emocional; redução da incidência das doenças ocupacionais, favorecimento da socialização do trabalhador junto ao grupo de trabalho; melhora da qualidade de vida e maior eficiência no trabalho. Todas essas vantagens espera-se que sejam refletidas no UNIFSA, ocorrendo, dentre outros benefícios: redução de gastos com assistência médica por ocasião de doenças ocupacionais; redução do índice de absenteísmo; maior proteção legal contra possíveis processos de empregados por doenças ocupacionais; aumento da produtividade e melhoria da imagem e ambiente de trabalho.
Além disso, por se tratar de uma instituição de ensino superior, possibilitará, através deste projeto de extensão, a complementação da aprendizagem do aluno de Fisioterapia adquirida na disciplina de Ergonomia e Saúde do Trabalhador, já que ele terá a possibilidade de aplicar seus conhecimentos dentro de uma empresa, promovendo a saúde dos funcionários do UNIFSA e prevenindo acidentes de trabalho e doenças de origem músculo-esqueléticas que podem surgir ou agravar-se com adoção de posturas e/ou uso do mobiliário de maneiras inadequadas. E possibilitará, principalmente, o desenvolvimento desses alunos como seres capazes de detectar situações diversas que possam trazer algum risco à saúde dos trabalhadores e procurar solucioná-las.