O Projeto de Extensão “Trabalhador em Foco: pevenção de doenças e promoção de saúde do trabalhador” do Centro Universitário Santo Agostinho realizou nesta terça-feira (28/03) a intervenção laboral com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (DORTs) nos colaboradores dos diversos setores da instituição.
A ação teve como base a aplicação da clínica ampliada, que consiste em uma abordagem mais ampla do cuidado em saúde, considerando não apenas a doença em si, mas também os aspectos sociais, psicológicos e culturais que influenciam a saúde do indivíduo. Além disso, foi feita a orientação para a adesão dos trabalhadores a um estilo de vida saudável, que incluiu dicas de alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e pausas durante o trabalho para relaxamento e alongamento.
O projeto tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, buscando a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A intervenção laboral realizada nesta terça-feira é um exemplo do compromisso da instituição com a saúde e segurança de seus funcionários.
Nesta ação, o projeto atendeu 35 colaboradores de diversos setores da instituição, coordenado pela professora Ma. Seânia Santos Leal e com a participação de 15 alunos extensionistas. A intervenção contou também com a colaboração da profissional de Educação Física, Lillian, que contribuiu para a orientação dos trabalhadores nos exercícios de aquecimento, alongamento e na prática de zumba.