Projeto oferece serviço de fisioterapia à comunidade externa no período de férias

Compartilhe!

O Projeto de Extensão Saúde Com Qualidade De Vida, organizado pelo curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho, está sendo realizado de 04 a 14 de julho no Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira, anexo I do UNIFSA. O objetivo da atividade é agregar aos estudantes conhecimento prático acerca das várias abordagens no tratamento continuado da fisioterapia nas diversas áreas ofertadas.

O Projeto de Extensão Saúde Com Qualidade de Vida, organizado pelo curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho, está sendo realizado até o dia 14 de julho no Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira, anexo I do UNIFSA. O objetivo da atividade é agregar aos estudantes conhecimento prático acerca das várias abordagens no tratamento continuado da fisioterapia nas diversas áreas ofertadas, como detalha o Prof. Esp. Rômulo Mendes, responsável pelo setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória.

Esse é um projeto já antigo que nós temos, no qual abordamos com os alunos a prática clínica. A gente dá oportunidade para o estudante que está lá na sala de aula, e que muitas vezes não consegue visualizar de que forma a fisioterapia acaba por ser no dia a dia. E o projeto traz o aluno pra dentro dessa vivência profissional.

Prof. Esp. Rômulo Mendes, responsável pelo setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória
Atendimento no setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória com acompanhamento do Prof. Esp. Rômulo Mendes

Para os extensionistas, como Tamires Olinda, estudante do sétimo período e aprendiz na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, o projeto é uma fonte de aprendizado e experiência para todos os envolvidos.

Está sendo uma experiência muito enriquecedora para nós como alunos porque estamos tendo a oportunidade tanto de revisar matérias que tivemos no período remoto, quanto de atender os pacientes. Temos a oportunidade de ter essa interação com a comunidade e com os professores, que nos passam ensinamentos durante o atendimento. A gente pode até eventualmente e posteriormente debater juntos sobre esses assuntos que foram aprendidos nessas duas semanas.

Tamires Olinda, estudante de Fisioterapia UNIFSA.
Tamires Olinda (à direita) observando o atendimento de um paciente

Tamires acrescenta, ainda, que os benefícios do projeto alcançam também a comunidade externa, pois a clínica escola fornece serviços de qualidade com preços acessíveis.

Para os pacientes, a ação é muito boa, porque eles procuram atendimento de fácil acessibilidade. E poder proporcionar isso para eles é muito interessante, porque a gente aprende com eles e eles aprendem conosco, além de estarem fazendo seus tratamentos, né?

Tamires Olinda, estudante de Fisioterapia UNIFSA.

A prática desse serviço, que deve ocorrer semestralmente, segundo a supervisora de estágio obrigatório ambulatorial de fisioterapia, Fabiana Peres, é importante para que os pacientes não tenham seus tratamentos interrompidos por completo durante as férias, além de atender os demais interessados.

O Saúde Com Qualidade de Vida é muito importante para que a gente consiga dar continuidade aos tratamentos dos pacientes que buscam serviços da clínica escola durante o semestre. Além disso, para que eles não tenham uma interrupção prolongada no período de férias dos alunos, a fim de que eles continuem cuidando da sua saúde, e a gente possa estar absorvendo mais casos clínicos de pessoas da comunidade que precisam e que não têm a oportunidade de serem atendidos durante o semestre.

Fabiana Peres, Supervisora de estágio obrigatório ambulatorial de fisioterapia
Fabiana Peres direcionando extensionistas do setor de Fisioterapia Aquática

Para a freira Irmã Laura, que aproveitou para levar sua mãe, Maria Gabriel, de 94 anos, às sessões de Fisioterapia Aquática, o projeto de extensão é de grande ajuda para as pessoas que não têm condições econômicas de pagar tratamentos em hospitais especializados.

Só tenho que agradecer a Deus e ao UNIFSA por essa ação oferecida às pessoas que não têm oportunidade de pagar um serviço desse, que é caríssimo. E esse tratamento aqui para minha mãe tem surtido um efeito muito bom. Já estava com saudades, pois ela passou um dia sem vir. Mas é muito importante, especialmente porque eu vejo que atende os mais pobres, que não possuem condição de custear uma hidroterapia em outros locais. Continuem com o projeto, vale a pena cuidar da vida dos que precisam mais, de minha mãe.

Irmã Laura, Freira e filha de paciente.
Fisioterapia Aquática com Maria Gabriel, de 94 anos.

Os serviços ofertados na Clínica Escola possuem valores abaixo dos que são cobrados em outro locais, e atendem diversos ramos da Fisioterapia, como Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia Aquática, Saúde da Mulher, e muito mais.

Para marcar consulta, a pessoa interessada deve se direcionar ao prédio, localizado na Av. Barão de Gurguéia, n° 2636 – Bairro São Pedro, ou entrar em contato através de um dos telefones: (86) 3218-5107 / 3218-5622/ 99861-0397.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui