O Projeto de Extensão Saúde Com Qualidade de Vida, organizado pelo curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho, está sendo realizado até o dia 14 de julho no Serviço Escola Integrado de Saúde Carolina Freitas Lira, anexo I do UNIFSA. O objetivo da atividade é agregar aos estudantes conhecimento prático acerca das várias abordagens no tratamento continuado da fisioterapia nas diversas áreas ofertadas, como detalha o Prof. Esp. Rômulo Mendes, responsável pelo setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Esse é um projeto já antigo que nós temos, no qual abordamos com os alunos a prática clínica. A gente dá oportunidade para o estudante que está lá na sala de aula, e que muitas vezes não consegue visualizar de que forma a fisioterapia acaba por ser no dia a dia. E o projeto traz o aluno pra dentro dessa vivência profissional.
Prof. Esp. Rômulo Mendes, responsável pelo setor de Fisioterapia Cardiorrespiratória
Para os extensionistas, como Tamires Olinda, estudante do sétimo período e aprendiz na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, o projeto é uma fonte de aprendizado e experiência para todos os envolvidos.
Está sendo uma experiência muito enriquecedora para nós como alunos porque estamos tendo a oportunidade tanto de revisar matérias que tivemos no período remoto, quanto de atender os pacientes. Temos a oportunidade de ter essa interação com a comunidade e com os professores, que nos passam ensinamentos durante o atendimento. A gente pode até eventualmente e posteriormente debater juntos sobre esses assuntos que foram aprendidos nessas duas semanas.
Tamires Olinda, estudante de Fisioterapia UNIFSA.
Tamires acrescenta, ainda, que os benefícios do projeto alcançam também a comunidade externa, pois a clínica escola fornece serviços de qualidade com preços acessíveis.
Para os pacientes, a ação é muito boa, porque eles procuram atendimento de fácil acessibilidade. E poder proporcionar isso para eles é muito interessante, porque a gente aprende com eles e eles aprendem conosco, além de estarem fazendo seus tratamentos, né?
Tamires Olinda, estudante de Fisioterapia UNIFSA.
A prática desse serviço, que deve ocorrer semestralmente, segundo a supervisora de estágio obrigatório ambulatorial de fisioterapia, Fabiana Peres, é importante para que os pacientes não tenham seus tratamentos interrompidos por completo durante as férias, além de atender os demais interessados.
O Saúde Com Qualidade de Vida é muito importante para que a gente consiga dar continuidade aos tratamentos dos pacientes que buscam serviços da clínica escola durante o semestre. Além disso, para que eles não tenham uma interrupção prolongada no período de férias dos alunos, a fim de que eles continuem cuidando da sua saúde, e a gente possa estar absorvendo mais casos clínicos de pessoas da comunidade que precisam e que não têm a oportunidade de serem atendidos durante o semestre.
Fabiana Peres, Supervisora de estágio obrigatório ambulatorial de fisioterapia
Para a freira Irmã Laura, que aproveitou para levar sua mãe, Maria Gabriel, de 94 anos, às sessões de Fisioterapia Aquática, o projeto de extensão é de grande ajuda para as pessoas que não têm condições econômicas de pagar tratamentos em hospitais especializados.
Só tenho que agradecer a Deus e ao UNIFSA por essa ação oferecida às pessoas que não têm oportunidade de pagar um serviço desse, que é caríssimo. E esse tratamento aqui para minha mãe tem surtido um efeito muito bom. Já estava com saudades, pois ela passou um dia sem vir. Mas é muito importante, especialmente porque eu vejo que atende os mais pobres, que não possuem condição de custear uma hidroterapia em outros locais. Continuem com o projeto, vale a pena cuidar da vida dos que precisam mais, de minha mãe.
Irmã Laura, Freira e filha de paciente.
Os serviços ofertados na Clínica Escola possuem valores abaixo dos que são cobrados em outro locais, e atendem diversos ramos da Fisioterapia, como Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia Aquática, Saúde da Mulher, e muito mais.
Para marcar consulta, a pessoa interessada deve se direcionar ao prédio, localizado na Av. Barão de Gurguéia, n° 2636 – Bairro São Pedro, ou entrar em contato através de um dos telefones: (86) 3218-5107 / 3218-5622/ 99861-0397.