O Direito existe para regular a sociedade e as leis nela presentes, são apresentadas devido a fatos que ocorrem e que recebem uma valoração da sociedade. As questões ligadas ao meio ambiente crescem a cada dia e a sociedade clama por políticas e leis que visem uma minimização da degradação ambiental. Tendo em vista a necessidade constante de reflexões sobre as questões ambientais, é necessária uma maior conscientização por parte da sociedade.
Pautado nessa conjuntura, o curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho, através da disciplina de Direito Ambiental, desenvolve o Projeto de Extensão denominado “MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA”. O Projeto é desenvolvido com alunos do 9º período do curso e tem como objetivo geral favorecer aos docentes, discentes, colaboradores da Faculdade Santo Agostinho e comunidade adjacente, momentos de reflexão quanto à necessidade de uma maior conscientização sobre os problemas ambientais e os modos pelos quais a sociedade pode utilizar o Direito na resolução das mudanças.
O projeto é desenvolvido durante todo o 9º (nono) período e culmina com a execução de palestras, mini-cursos e oficinas que tratarão de temas ambientais, ajudando a construir a ponte entre a teoria e a prática jurídica.