O Projeto de Extensão Vida Saudável: Controle da Leishmaniose, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Santo Agostinho, realizou uma atividade de concientização sobre a Leishmaniose em cães na Escola Municipal José Alto de Abreu, localizada no bairro São Pedro, nesta sexta-feira (18). A ação foi destinada às crianças do primeiro ao quintos ano do ensino fundamental e contou com apresentação de um mini teatro, a realização de jogos lúdicos e muito mais.
Nós sabemos que conscientizando as crianças, que serão o nosso futuro, elas também levarão essa informação até suas casas, suas famílias de um modo geral. E foi muito significante o que os alunos fizeram, eles foram brilhantes nas suas apresentações, no repasse. Tivemos uma aderência muito grande das crianças nesse projeto, então nós ficamos muito felizes com o feedback que elas nos deram, a mensagem a gente conseguiu passar dentro da escola e à comunidade.
Prof° Dr°. Francisco Adalberto do Nascimento Paz, docente UNIFSA
Segundo o professor Adalberto Paz, que está a frente do projeto de extensão, essa foi apenas uma das várias ações que estão sendo realizadas com os alunos nas proximidades do UNIFSA.
Há duas semanas atrás os alunos estão fazendo visitas às casas do Bairro São Pedro para fazer um mapeamento, um checklist da criação, das condições de criação dos cães. Essa é uma ação que está sendo desenvolvida. Ontem tivemos essa atividadena Escola José Alto de Abreu, e agora, no sábado, dia 26 de novembro, realizaremos uma ação na Associação dos Moradores do bairro, onde nós e o Prof. Dr. Leopoldo Nascimento, que é médico veterinário e professor do UNIFSA, iremos fazer a coleta, a pulsão sanguínea de cães pra fazer testes Leishmaniose.
Prof° Dr°. Francisco Adalberto do Nascimento Paz, docente UNIFSA
O Projeto
O Projeto de Extensão Vida Saudável: Controle da Leishmaniose é um projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre o aspecto da Leishmaniose em cães, visando especificamente mostrar que o cão é uma vítima da doença, tal qual os seres humanos.
O grande vilão da história é o Flebotomíneo Lutzomyia longipalpis, que é um inseto que transmite a leishmaniose aos cães ao ser humano. Então, esse é o objetivo principal, além de mostrar a população que o cachorro em si não vai passar a leishmania. Na verdade, eu preciso de um vetor que é o flebotomínio, o mosquito. O cão é uma vítima e não um grande vilão como muitos imaginam.
Prof° Dr°. Francisco Adalberto do Nascimento Paz, docente UNIFSA