O Projeto de Extensão Viva Patrimônio, do Centro Universitário Santo Agostinho, organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, realizou, nesta sexta-feira (03), uma ação no CMEI Tia Lygia, localizado no bairro Ilhotas, com o ensino de educação patrimonial para as crianças.
Durante o período da extensão, os estudantes se aproximaram do tema e produziram conteúdos para levar à CMEI Tia Lygia, e enfim executar essa atividade de educação patrimonial. Isso é de grande importância porque é uma das mais valiosas ferramentas que possuímos para a preservação do nosso Patrimônio Histórico, e consequentemente da nossa história e da nossa cultura.
Profa. Dra. Amanda Cavalcante Moreira, docente de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA
Para a atividade, os extensionistas prepararam uma peça teatral, como uma forma lúdica de mostrar aos alunos do CMEI, com média de 6 a 8 anos de idade, os prédios históricos da cidade de Teresina e a sua importância. Após a apresentação, os pequenos foram convidados a desenvolver uma série de exercícios. Entre eles: pintura e desenho de prédios históricos e quebra-cabeças.
Recebemos um feedback muito positivo dessas crianças, que mostraram um grande interesse pelo conteúdo aprendido sobre a nossa cidade.
Profa. Dra. Amanda Cavalcante Moreira, docente de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA
Para Letícia Prado, acadêmica do segundo período de Arquitetura e Urbanismo, a experiência de levar um novo conhecimento para as crianças foi gratificante, pois também foi um momento de aprendizado para os extensionistas.
Foi muito gratificante para a gente, alunos, entender quem somos e como Teresina se desenvolveu a partir dos marcos importantes. Levar essa educação desde cedo para escolas é essencial para termos uma identidade como um povo e como uma cultura. Fazer isso no curso de Arquitetura me deu mais motivação ainda para estudar.
Letícia Prado, estudante de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA
Viva Patrimônio
O Projeto de Extensão Viva Patrimônio é voltado para os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA, e busca desenvolver habilidades para trabalhos com patrimônio histórico, focando na preservação, e promovendo ações de educação patrimonial.