“A comunidade é uma grande sala de aula”.
Foi com essa frase que o Prof. Dr. Disraeli Reis celebrou a conclusão de mais uma edição do Projeto Canudos, do Centro Universitário Santo Agostinho, em suas redes sociais. Nesse ano, dez alunos dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Odontologia abriram os braços para a missão de promover intervenções para o desenvolvimento social nas comunidades Raso e Rosário (Canudos – BA), com ações relacionadas à Atenção Básica de Saúde, Geração de Renda¸ Meio Ambiente e Educação.
Dentre as atividades realizadas, os extensionistas, sob orientação de Disraeli (Enfermagem) e da Profa. Ma. Marina Lua (Odontologia), prestaram serviço em um hospital de campanha juntos com estudantes de medicina e profissionais locais. Os atendimentos foram complementados com visitas domiciliares, aproximando os participantes dos moradores da região.
Foi realizado atendimento geral nesse hospital de campanha. Foi feito também muita visita domiciliar em equipes multiprofissionais, onde a gente passava o dia visitando as casas, fazendo busca ativa de diabetes, hipertensão, tuberculose, violência doméstica e atendendo casos mais extremos com as mulheres no puerpério, crianças recém-nascidas, idosos acamados
Prof. Dr. Disraeli Reis, docente UNIFSA responsável pelo Projeto Canudos
No último dia de projeto, em um dia livre, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Parque de Canudos, onde houve a guerra de Canudos, um dos principais conflitos que marcaram o período entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano no Brasil.
Esse projeto tem uma coisa interessante, que é realizado onde ocorreu a Guerra de Canudos, que é um dos fatos históricos mais importantes do Nordeste. Então, esse fato faz com que o aluno vivencie o que ele viu em sala de aula, no ensino médio, e valorize mais a história brasileira, porque, às vezes, a gente valoriza mais a história de outras regiões, de outros países, do que a nossa.
Prof. Dr. Disraeli Reis, docente UNIFSA responsável pelo Projeto Canudos
Segundo Disraeli, o Projeto Canudos, assim como o projeto PERES e o projeto Rondon, é uma forma do aluno colocar em prática o que aprende em sala de aula, além de ser uma oportunidade de trabalhar em equipe, visto que todo trabalho é feito com uma equipe multiprofissional. O maior destaque do projeto é, no entanto, a questão da humanização, que instiga a aproximação da comunidade com os graduandos. No projeto Canudos, os participantes ficam alojados nas casas dos sertanejos.