Professores relatam a experiência no ensino mediado por tecnologias no UNIFSA

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2020, foi o ano em que a pandemia do Covid 19 mandou professores e alunos para casa, provocando um movimento de reinvenção de uma das atividades mais resistentes às mudanças: a Educação. Escolas de todo o mundo foram levadas às mudanças inadiáveis: a migração para o ambiente online.

Para muitos, foi uma mudança inesperada e desafiadora. Afinal, as atividades de Ensino e de Aprendizagem, antes calcadas no presencial, passaram a ser mediadas pelos recursos informáticos. E a tecnologia pode ser assustadora. Independente de suas crenças, valores e resistência, para continuar funcionando, todo mundo teve que se adaptar à modalidade digital de algumas atividades essenciais. No Ensino, a adesão ao digital deixou de ser opção e passou a se tornar prioridade.

A Aprendizagem Mediada por Tecnologias é uma prática pedagógica que se tornou essencial em tempos de pandemia e permitiu a continuidade dos processos de formação por meio de aulas remotas, transmitidas de forma síncrona, com a participação direta da audiência.

É certo que a pandemia rompeu diversas resistências em relação ao ensino remoto, com a vantagem de trabalhar habilidades e competências que há anos são uma exigência do mundo contemporâneo, como, por exemplo, o uso de tecnologias nos processos produtivos.

Roberta Mara, coordenadora do curso de Serviço Social no UNIFSA.

A professora Roberta Mara Araújo, docente e coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Santo Agostinho,  reflete que a pandemia levou a humanidade a se transformar e se reinventar. “Nesse sentido, levou-me a repensar meu fazer pessoal e profissional, ensinando e aprendendo, desprendendo e reaprendendo”, diz. Para ela, a instituição como um todo buscou estratégias para promover o envolvimento do corpo docente e discente, em um cenário completamente desconhecido e complexo. “A educação não pode parar e, pensando nisso, o UNIFSA reforçou as metodologias ativas e implementou uma educação efetiva em formato remoto”, relembra. Para ela, este é um momento de transformação e de superação, mas, também, de oportunidades. “E aqui quero valorizar a experiência adquirida e minha evolução como pessoa e como profissional. Em meio a tantas incertezas, investir na capacitação intelectual sempre será o melhor caminho para o sucesso”, acredita.

Professor Gilberto Araújo diz que o processo foi marcado pela reinvenção.

Reinventar-se foi o mantra adotado pelo prof. Me Gilberto de Araújo Costa, que ministra aulas nos cursos de Administração, Contábeis, Psicologia, Engenharias e Saúde. “Sou professor da área de exatas (Cálculo Diferencial e Integral, Mat. Finaceira, Bioestatística… e tive que aprender a personalizar e montar minhas aulas de forma mais dinâmica e atrativa para os alunos nesta nova realidade. Estou aprendendo coisas que se quer pensava em usar como ferramenta de ensino; novas didáticas e metodologias de ensino, tudo graças a plataforma blackboard”, disse.

O professor Gilberto diz que os alunos confiaram na instituição e também se reinventaram no processo. “Eles estão gostando das aulas e interagindo de formas diversas, o que nos dá o conforto e o empoderamento de continuarmos neste compartilhamento de saberes”, disse, admitindo que todos precisam continuar se empenhando ao máximo. “Não posso dizer que tudo foi fácil, mas perceber que estou conseguindo desenvolver uma metodologia de ensino na área de exatas através de ferramentas digitais que facilita a aprendizagem tem sido muito prazeroso”.

O professor de Engenharia Civil, Gil Alves dos Santos Junior, ministra disciplinas complexas, como: Materiais de Estruturas Viárias, Obras de Terra, Terraplenagem e Instalações Hidráulicas Prediais, que se tornaram um desafio na modalidade remota. “Para buscar um melhor resultado nas disicplinas que ministro, tenho buscado encurtar as distâncias provocadas pelo isolamento social. Para isso, estou abrindo canais de diálogo através dos fóruns de discussão da Blackboard, onde criei um tópico “Fale com o Professor”. Neste espaço, os alunos podem externar quaisquer dúvidas, como: orientações para as atividades passadas, indicação de links para videoaulas ou materiais de estudo, etc. Nas web-aulas, tento fazer uma expressão oral mais cadenciada, tendo em vista que alguns alunos tem uma internet inferior. Algumas vezes, trava. Então, é o jeito dar uma repetida, uma nova explicada com mais atenção. Na verdade, o importante é primar pelo zelo no atendimento aos alunos, pois é um momento em que docentes e discentes estão juntos nesse desafio de melhor utilizar a plataforma Blackboard do UNIFSA e fazer com o semestre 2020.1 seja cumprido com êxito por todos !!”

Professora Enoia Dantas, docente do curso de Enfermagem no UNIFSA

Para a professora e enfermeira Enoia Dantas, no primeiro momento de isolamento devido à Pandemia, os professores que tinham suas práticas calcadas na modalidade presencial, especialmente, os de saúde, tiveram que se adaptar rapidamente. “Sentimos que íamos ter dificuldades, mas contamos com recursos muito importantes para esse processo de adaptação”, diz a professora, citando os treinamentos para o uso da plataforma Blackboard. Como uma das docentes mais antigas do curso de Enfermagem, a professora Enoia Dantas diz que as aulas na modalidade remota foram muito produtivas. “Tínhamos um percentual bem elevado de participação e os alunos diziam que estavam gostando muito da apresentação das aulas via plataforma blackboard”, conta. Mas, agora, a expectativa é de retorno às aulas presenciais. “Quando retornarmos as aulas presenciais, iremos trabalhar com os conteúdos que precisam de laboratório e que precisam de prática”, explica.

professora Amanda Cavalcante Moreira, do curso de Arquitetura UNIFSA

A professora Amanda Cavalcante Moreira, do curso de Arquitetura, diz que a pandemia transformou todas as certezas, e pegou muita gente desprevenida. “Mas, passado o susto inicial, estou encarando essa situação como uma forma de me reinventar como professora e como pessoa. A conjuntura, em relação aos recursos que dispomos é bem favorável “, diz. Ela cita a transformação digital em curso, os recursos da internet, e principalmente, de plataformas de ensino, como a Blackboard. “Essa plataforma foi fundamental, principalmente, devido aos vários recursos que ela possui”, diz, lembrando que, também, as redes sociais e e-mails também têm sido fortes aliados nessa relação de ensino e aprendizagem com o aluno na modalidade remota. “Apesar da distância física, me sinto extremamente próxima e presente junto aos meus alunos”, explica.
Agora, que as aulas presenciais estão prestes a retornar, ela espera seguir utilizando a tecnologia, sempre primando pela excelente qualidade do ensino.

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