Professoras e estudantes do UNIFSA publicam artigos em revistas científicas na área da Nutrição

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Professoras e estudantes do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho têm conquistado destaque na publicação de trabalhos científicos em revistas especializadas na área. As professoras Me. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim e Me. Daniela Fortes Neves Ibiapina, determinadas a fortalecer o direcionamento dos alunos para a atividade científica, lideram estudos e orientam os acadêmicos sobre a relevância da produção de conhecimento no ensino superior.

Em parceria com a aluna Antonia Ilka da Cruz Silva, a professora Liejy Landim publicou na Revista Nutrição Brasil 2020;19(1):32-39 o artigo intitulado de “Perfil nutricional e estado de saúde de idosos fisicamente ativos”, que teve como objetivo analisar o perfil nutricional e estado de saúde de idosos fisicamente ativos, tomando por base o envelhecimento populacional. Foi realizado um estudo observacional e transversal, com aplicação de um questionário sociodemografico e avaliados os parâmetros: índice de massa corporal, peso e altura, perímetros (braço, muscular do braço, cintura), razão cintura-quadril, e recordátorio de 24 horas. Dentre os resultados alcançados, as pesquisadoras apontaram que os participantes apresentavam excesso de peso e baixa ingestão de cálcio, tendo a necessidade de orientação alimentar para a melhoria da qualidade de vida.

O trabalho “Refluxo Gastroesofágico na Infância: Uma Revisão da Literatura”, elaborado pelos estudantes de Nutrição do UNIFSA: Izabelle Christinna Goiabeira Silva; João Vitor Barradas de Sousa ; Maria Alícia Viana Marques ; Maria Cecília Cavalcante de Oliveira Hammes; Maria Tereza Rocha Duarte; Rayana Rodrigues da Silva e Vanessa Meurer, sob orientação das professoras Liejy Landim e Daniela Fortes foi publicado na Revista Nutrição em pauta, na edição de abril 2020, Ano 28, Número 161. O objetivo principal desse trabalho foi o de realizar uma revisão nas principais bases de dados sobre a patologia na infância, além de analisar suas características e fatores relacionados na literatura específica.

Para uma das integrantes da equipe, a estudante Maria Tereza Duarte: “A produção acadêmica é extremamente importante na formação do aluno no ensino superior, uma vez que possibilita o desenvolvimento de um pensamento crítico, de um indivíduo que se preocupa com a construção e propagação do conhecimento, ajuda os alunos a organizarem e decodificarem melhor os pensamentos em palavras, além de ser enriquecedor para o currículo profissional. O processo de criação de um artigo científico exige dedicação e responsabilidade de seus autores em transmitir um conhecimento fundamentado em evidências científicos, sendo necessária uma busca minuciosa de produções científicas já existentes sobre o tema para que se comece a elaborar sua própria produção”, explica.

As professoras Me. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim e Me. Daniela Fortes Neves Ibiapina, junto com as estudantes do UNIFSA, Maraysa Carvalho Cordeiro e Brenda Aparecida Diogo Pereira, publicaram ainda, estudo sobre hábitos alimentares, consumo de ultraprocessados e sua correlação com o estado nutricional de escolares da rede privada, na Revista Research, Society and Development, v. 9, n. 3. Dentro da mesma temática, só que com a pesquisa  voltada para alunos da rede pública, as pesquisadores publicaram, em parceria com pesquisadoras da Universidade Federal do Piauí, Amanda Marreiro Barbosa e Juliana Soares Severo, a pesquisa “Avaliação nutricional, consumo alimentar e frequência de ultraprocessados em escolares da rede pública” na Revista Eletrônica Acervo Saúde / Electronic Journal Collection Health | Vol.12(5) | e2427.

Foram muitas publicações nesse primeiro semestre, refletindo o esforço institucional em incentivar a produção científica, diante de sua importância para o avanço e desenvolvimento da sociedade. De acordo com a professora Liejy Landim, “a pesquisa científica é uma forma de produzir conhecimento, sendo de suma importância na formação profissional de qualquer aluno. Neste sentido, o curso de nutrição do UNIFSA busca sempre em suas atividades a interação com a pesquisa, desde a interdisciplinaridade à elaboração dos trabalhos de conclusão do curso, sendo estes artigos fruto dessas ações, permitindo que Professores e Alunos sejam protagonistas na produção do conhecimento e da transformação da educação. As pesquisas desenvolvidas pelos alunos do curso de nutrição, vem permitindo o amadurecimento científico, a segurança e desenvolvimento de inúmeras habilidades pertinentes ao profissional de nutrição. Os frutos desse trabalho mostram a capacidade crescente de nossos discentes no campo da pesquisa”, conclui.

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