Professora e estudantes do UNIFSA publicam trabalhos na Revista Nutrição em Pauta

Compartilhe!

Capa da Revista “Nutrição em Pauta”, com artigo elaborado por professora e estudantes do UNIFSA

Três publicações científicas elaboradas por estudantes do curso de Nutrição de Centro Universitário Santo agostinho, sob orientação da professora Dra. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim, marcaram presença na edição de Dezembro da Revista Nutrição em Pauta (ISSN 1676-2274), uma delas, inclusive, como artigo principal. O trabalho intitulado de “Atuação dos Compostos Bioativos utilizados no fortalecimento do Sistema Imunológico e no combate e prevenção do Covid-19” foi produzido juntamente com as acadêmicas Rayana Rodrigues da Silva e Tatiele Castelo Oliveira e ilustra a capa do periódico.

Professora Dra. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim

De acordo com a professora Dra. Liejy Agnes, o desenvolvimento desse artigo buscou contribuir com informações acerca de como a alimentação, por meio dos compostos bioativos, pode melhorar o sistema imunológico e consequentemente favorecer o combate e a prevenção ao coronavírus. “Nosso interesse partiu do desejo de informar a população de como uma alimentação saudável pode ajudar na imunidade. É importante que essas informações recentes possam ser utilizadas não só no âmbito da pesquisa, mas sejam difundidas de maneira geral, uma vez que impactam em vários setores da sociedade, incluindo o econômico, pois se trabalhamos no campo da prevenção, isso permite redução de custos com a saúde, sendo de relevância para economia do país”, explica.

A estudante de Nutrição do UNIFSA Tatiele Castelo Oliveira

Para a estudante Tatiele Oliveira, o trabalho foi uma produção desafiadora, que necessitou de engajamento, dedicação e responsabilidade em sua execução, por se tratar de uma temática bastante atual e que está afetando todo o mundo. “Essa pesquisa desperta o interesse das pessoas, pois traz uma temática que está no cotidiano de todos, já que fala sobre o que deve ser evitado e o que deve ser incluído em relação à alimentação e nutrição. Portanto, é uma publicação importante para o conhecimento geral em tempos de pandemia do coronavírus”.

A estudante de Nutrição do UNIFSA Rayana Rodrigues da Silva

A acadêmica Rayana Rodrigues, que também participou da publicação do trabalho “Influência da Mídia no Consumo Alimentar Infantil”, juntamente com Rafaela Gomes Soares e a professora Liejy Landim, esclarece que o desenvolvimento de trabalhos no ramo da iniciação científica é de extrema importância na formação dos estudantes, pois auxiliam na construção do senso crítico sobre determinado conteúdo e é responsável ainda pela aquisição de conhecimento mais aprofundados, seja dentro ou fora da sua futura área de atuação. “A produção de artigos científicos também enriquece o currículo acadêmico e prepara para desafios do futuro, já que desperta no estudante o interesse por sempre ir além na busca de conhecimento”.

O estudante de Nutrição do UNIFSA Brenno Felipe Chaves da Costa Sousa

A publicação de dezembro da Revista Nutrição em Pauta traz ainda o trabalho “Ação do Butirato no quadro de doenças inflamatórias intestinais”, elaborado pela professora orientadora Liejy, Brenno Felipe Chaves da Costa Sousa, Ester Eustórgio Cunha e João Paulo Araújo Pinho. O trabalho faz uma revisão bibliográfica nas principais bases de dados eletrônicos sobre o tema em estudo e expõe como considerações finais que o butirato têm ações positivas no quadro de inflamação intestinal e na manutenção do epitélio colônico por conta de vários mecanismos, uma vez que atua como anti-inflamatório na modulação tanto de genes quanto de fatores de transcrição, auxilia na recuperação do cólon, regula a ativação de células T e reforça a barreira de defesa do cólon diminuindo a permeabilidade epitelial intestinal.

A estudante de Nutrição do UNIFSA Ester Eustórgio Cunha

Os estudantes envolvidos na pesquisa concordam que a experiência de elaboração e publicação de trabalho, além de contribuir para desenvolver o lado pesquisador, também desenvolve o espírito de colaboração, já que os pesquisadores precisaram trabalhar em grupo. A acadêmica Ester Cunha reforça que o incentivo dos professores e do UNIFSA também foram fundamentais para o êxito da pesquisa realizada e da busca por enveredar pelos caminhos da pesquisa. “É uma oportunidade para enriquecer ainda mais nossa trajetória acadêmica e ampliar os horizontes em relação à pesquisa, pois acredito que é de grande importância para construir profissionais devidamente comprometidos com a ciência e competentes em suas funções”.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui