Professora e estudantes do curso de Enfermagem publicam na Revista Research, Society and Development

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Professora e estudantes do curso de Enfermagem publicam na Revista Research, Society and Development
26 out


A professora Nancy Nay Leite Araújo Loiola Batista e as estudantes Thaíse Maria Isnaider Vieira Pilar e Vanessa Bonfim Mendes, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho, publicaram trabalho científico na Revista Research, Society and Development, v. 9, n. 10. O trabalho intitulado de “Percepção de usuárias no climatério sobre as práticas integrativas” teve como principal objetivo identificar, em bases científicas, a percepção de mulheres sobre o uso de práticas integrativas como estratégias de alívio para as alterações decorrentes do climatério. A revisão integrativa de literatura do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, encontrou 12 artigos publicados com a temática. A análise apontou para o (des)conhecimento das mulheres em relação ao climatério e o uso de práticas integrativas como forma de tratamento, além da falta de preparo dos enfermeiros e a ausência de estratégias do serviço básico de saúde para lidar com mulheres climatéricas.

De acordo a professora Nancy Nay, esse trabalho é importante pela escassez de pesquisas na área que abarquem o período do climatério, que é quando a mulher se prepara para entrar na menopausa e também as práticas integrativas que ainda não são muito difundidas.

Na bibliografia, temos muitas produções sobre o período gravídico e reprodutivo da mulher, mas quando a mulher está saindo dessa fase, parece que ela perde a importância. Então, essa pesquisa traz dois pontos importantes: o estudo do climatério com suas alterações hormonais que causam irritabilidade, insônia, agitação e o uso das práticas integrativas como aromaterapia, yoga, rodas de conversa comunitárias para amenizar esses sintomas. Essas práticas auxiliam na busca de equilíbrio e qualidade de vida, juntamente com outras formas de tratamento, então é importante que os profissionais estejam preparados e informados para prestar esse tipo de assistência, quanto mais ferramentas disponíveis e difundidas, melhor para a população pesquisada. Por isso a importância desse estudo, além de suscitar nos jovens estudantes o apreço pelo caminho científico e do aperfeiçoamento profissional constante, explica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui