A professora Nancy Nay Leite Araújo Loiola Batista e as estudantes Thaíse Maria Isnaider Vieira Pilar e Vanessa Bonfim Mendes, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho, publicaram trabalho científico na Revista Research, Society and Development, v. 9, n. 10. O trabalho intitulado de “Percepção de usuárias no climatério sobre as práticas integrativas” teve como principal objetivo identificar, em bases científicas, a percepção de mulheres sobre o uso de práticas integrativas como estratégias de alívio para as alterações decorrentes do climatério. A revisão integrativa de literatura do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, encontrou 12 artigos publicados com a temática. A análise apontou para o (des)conhecimento das mulheres em relação ao climatério e o uso de práticas integrativas como forma de tratamento, além da falta de preparo dos enfermeiros e a ausência de estratégias do serviço básico de saúde para lidar com mulheres climatéricas.
De acordo a professora Nancy Nay, esse trabalho é importante pela escassez de pesquisas na área que abarquem o período do climatério, que é quando a mulher se prepara para entrar na menopausa e também as práticas integrativas que ainda não são muito difundidas.
Na bibliografia, temos muitas produções sobre o período gravídico e reprodutivo da mulher, mas quando a mulher está saindo dessa fase, parece que ela perde a importância. Então, essa pesquisa traz dois pontos importantes: o estudo do climatério com suas alterações hormonais que causam irritabilidade, insônia, agitação e o uso das práticas integrativas como aromaterapia, yoga, rodas de conversa comunitárias para amenizar esses sintomas. Essas práticas auxiliam na busca de equilíbrio e qualidade de vida, juntamente com outras formas de tratamento, então é importante que os profissionais estejam preparados e informados para prestar esse tipo de assistência, quanto mais ferramentas disponíveis e difundidas, melhor para a população pesquisada. Por isso a importância desse estudo, além de suscitar nos jovens estudantes o apreço pelo caminho científico e do aperfeiçoamento profissional constante, explica.