A profa. Dra. Maria Amparo Veloso, docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho foi aprovada para fazer parte do projeto em Estudos de Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Piauí, através do Programa de Doutorado RENORBIO, sob a orientação do Professor Dr. José Ribeiro Santos Júnior.
Segundo a Professora Maria Amparo, a pesquisa científica traz uma contribuição significativa para sociedade, pois visa qualificar ainda mais os docentes.
“Um dos benefícios é que o professor cumpre a missão de atuar no ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a sociedade também é beneficiada, pois a pesquisa tem benefícios imediatos, principalmente quando resolve um problema da sociedade, fora isso, também funciona como treinamento em formação de novos profissionais em pesquisa”
Disse, A profa.Dr. Maria Amparo
O orientador do projeto em Pós-Doutorado, prof. Dr. José Ribeiro Santos Júnior, pontua a importância que o projeto aprovado tem para comunidade científica e os principais obstáculos enfrentados até a aprovação da pesquisa.
“O projeto foi aprovado no Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia, um programa com maior nota na Avaliação da CAPES na UFPI. Nota cinco atualmente, mas que pode passar a seis, nesta avaliação conturbada. E com certeza um dos maiores obstáculos foi escrever o projeto que precisava da aprovação do colegiado do programa”, destaca.
Sobre o RENORBIO
O Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) foi credenciado pela CAPES em 2006, com conceito 5. É uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia.