A pesquisadora e professora Dra. Izabel Herika Mathias Cronemberger, que também é coordenadora da Pós-graduação do Centro Universitário Santo Agostinho, fará parte do lançamento da coletânea “Saúde Mental e Drogas em Tempos de pandemia: contribuições do Serviço Social”, que acontecerá no dia 18 de maio, às 18h, no canal do YouTube da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). A contribuição da professora com a obra – que já é a terceira das articulações da Rede Nacional e Interinstitucional de Pesquisadores em Serviço Social, Saúde Mental e Drogas – deu-se através da produção de um capítulo.
Juntamente com a professora Dra. Sofia Laurentino Barbosa Pereira da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a professora Dra. Izabel Herika elaborou a pesquisa “O trabalho do/a assistente social na saúde mental infantojuvenil em tempos de pandemia da COVID-19”, disponibilizado no 18º capítulo da coletânea que reúne análises críticas de assistentes sociais, pesquisadoras/es e docentes de todo o Brasil, além da Argentina e do Uruguai. As autoras partiram dos impactos da pandemia nas crianças e adolescentes em sofrimento psíquico para analisar qual o papel do profissional da assistência social nesse contexto de desigualdades sociais e omissão estatal escancarados pela crise sanitária e também quais as ferramentas e estratégias de enfretamento utilizadas de acordo com as normativas da área.
“Essa é uma produção que aborda um debate sobre a saúde mental infantojuvenil, trazendo um recorte da experiência de trabalho do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantojuvenil Dr. Alexandre Nogueira, localizado aqui em Teresina. Essa coletânea reúne pesquisadores da América Latina e nós [eu e a profa. Dra. Sofia Laurentino] tivemos a oportunidade de participar e ainda pontuando uma vivência local, então foi muito gratificante contribuir com essa publicação!”, finaliza a profa. Dr. Izabel Herika.