Professora do Unifsa defende tese de doutorado sobre descoberta biotecnológica para cicatrização

Compartilhe!

Com uma pesquisa inovadora na área de Biotecnologia a professora Jairelda Sousa Rodrigues, do Centro Universitário Santo Agostinho, defendeu sua tese de doutorado no último dia 8 de abril. A pesquisa intitulada: Compósito amido/melamina com extrato de Bixa orellana L. para aplicação biológica na cicatrização em feridas  foi defendida e agora a docente passa a ter o título de doutora, pelo Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Graduada em Química, a professora é docente desde 2013 no Unifsa e hoje ministra aulas nos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Engenharia de Produção.  A defesa aconteceu no dia 8 de abril, no Departamento de Química da UFPI. “O estudo é a produção de um bio material a partir da semente do urucum, que é um produto natural encontrado com bastante facilidade e baixo custo, para a acelerar o processo de cicatrização em feridas na pele”, explicou a pesquisadora.

Na prática, a pesquisa conseguiu acelerar a cicatrização em 14 dias. Normalmente esse processo pode demorar mais de 21 dias em pessoas que não possuam problemas com a Diabetes, por exemplo, que retarda a cicatrização de feridas. Com a membrana e a descoberta da pesquisadora será possível evoluir o estudo para que o material possa ser testado e produzido em larga escala para curativos. “Esse material foi gerado uma patente, por ser inovador e com um custo baixo para atender demandas muito comuns em hospitais, por exemplo”, disse.

O Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) foi credenciado pela CAPES em 2006, com conceito 5. É uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia.

Para acessar o resumo da pesquisa clique no link abaixo:

Compósito amido/melamina com extrato de Bixa orellana L. para aplicação biológica na cicatrização em feridas 

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui