Professor Me. Antônio Carlos Cortez, coordenador de Educação Física no UNIFSA, publica artigo em periódico russo.

Compartilhe!

Em pleno Doutorado em Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, o professor Me. Antônio Carlos Cortez, coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho, tem levado a sua produção científica para diversos países. No dia 27 de janeiro de 2021, foi a vez do artigo: Força muscular nas diferentes fases do ciclo menstrual e sua relação com o desempenho físico das mulheres, publicado na prestigiada revista Teoriya i Praktika Fizicheskoy Kultury, v. 1, p. 26-28, 2021 (em português, Teoria e Prática da Cultura Física), o maior periódico científico da Rússia, fundado em 1925, sendo indexado na Web of Science.

O objetivo do estudo foi determinar o efeito das alterações hormonais nas diferentes fases do ciclo menstrual sobre a força muscular e o desempenho físico das mulheres com base em análises teóricas. 

O Professor Antônio Carlos Cortez diz que é uma honra e um privilégio ter um artigo aceito e publicado nesse grande periódico internacional além de contar com a participação de grandes autores do cenário internacional da pesquisa dentro da Atividade Física e Esporte. “A partir desse artigo já surgiram novos convites para publicações em grandes revistas do Leste Europeu”, disse.

O artigo contou com a colaboração dos doutores Estélio Dantas (UNIRIO / UNIT) e Antônio Carlos Gomes (Academia Brasileira de Treinadores – Comitê Olímpico Brasileiro – COB) e da Dra. Tatiana Fomichenko (Ex-Atleta Olímpica e Diretora do Departamento de Pesquisa e Educação do Ministério do Esporte da Federação Russa). Duas egressas do curso de Bacharelado em Educação Física também participaram da pesquisa: Amanda Carlos Ferreira e Pabryanne Sampaio.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui