Professor e alunos do curso de Educação Física publicam artigo na Revista em Saúde

Compartilhe!

Effects of walking practice in hypertensive patients: integrative review é o título do artigo publicado no periódico Revista em Saúde, assinado pelos alunos Letícia Queiroz Teixeira e Diogo Muryel Aguiar Oliveira, do curso de Bacharelado em Educação Física do UNIFSA. O trabalho foi orientado pelo prof. Me. Kácio dos Santos Silva, e é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O Profº Me. Kácio dos Santos Silva destaca a importância de um trabalho final de curso ser publicado em períodico científico: “É satisfatório poder acompanhar nossos alunos em resultados tão expressivos ao elaborarem seus trabalhos de conclusão de curso e o publicarem, contribuindo assim com a comunidade acadêmica da área”, disse.

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da caminhada em hipertensos. Usando da revisão integrativa da literatura em língua portuguesa, nas bases de dados SciELO e Lilacs – BVS, em sete artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020. O estudo revelou que a prática da caminhada é eficaz na redução dos níveis pressóricos em diferentes contextos e intensidades no controle da hipertensão, seja com efeitos agudos e / ou crônica, sendo assim considerada uma ferramenta não medicamentosa, pois condiciona o sistema cardiovascular a responder fisiologicamente com diminuição da reatividade vascular, mesmo em situações de estresse, induzindo uma diminuição da pressão arterial.

Em suas conclusões, a pesquisa apontou que a caminhada tem efeitos positivos nos níveis pressóricos, uma vez que contribuiu significativamente para o controle da hipertensão arterial sistêmica, principalmente naqueles acompanhados por profissional de educação física. Sugere-se a proposição de novos estudos que considerem o desempenho desses profissionais e outras variáveis, como diferentes modalidades de atividade física, dieta alimentar, níveis de estresse e qualidade do sono.

Autores do estudo publicado pela Health Science Journal (RCS)

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui