Effects of walking practice in hypertensive patients: integrative review é o título do artigo publicado no periódico Revista em Saúde, assinado pelos alunos Letícia Queiroz Teixeira e Diogo Muryel Aguiar Oliveira, do curso de Bacharelado em Educação Física do UNIFSA. O trabalho foi orientado pelo prof. Me. Kácio dos Santos Silva, e é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
O Profº Me. Kácio dos Santos Silva destaca a importância de um trabalho final de curso ser publicado em períodico científico: “É satisfatório poder acompanhar nossos alunos em resultados tão expressivos ao elaborarem seus trabalhos de conclusão de curso e o publicarem, contribuindo assim com a comunidade acadêmica da área”, disse.
O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da caminhada em hipertensos. Usando da revisão integrativa da literatura em língua portuguesa, nas bases de dados SciELO e Lilacs – BVS, em sete artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020. O estudo revelou que a prática da caminhada é eficaz na redução dos níveis pressóricos em diferentes contextos e intensidades no controle da hipertensão, seja com efeitos agudos e / ou crônica, sendo assim considerada uma ferramenta não medicamentosa, pois condiciona o sistema cardiovascular a responder fisiologicamente com diminuição da reatividade vascular, mesmo em situações de estresse, induzindo uma diminuição da pressão arterial.
Em suas conclusões, a pesquisa apontou que a caminhada tem efeitos positivos nos níveis pressóricos, uma vez que contribuiu significativamente para o controle da hipertensão arterial sistêmica, principalmente naqueles acompanhados por profissional de educação física. Sugere-se a proposição de novos estudos que considerem o desempenho desses profissionais e outras variáveis, como diferentes modalidades de atividade física, dieta alimentar, níveis de estresse e qualidade do sono.