O professor do Centro Universitário Santo Agostinho, Dr. Emanoel José Batista de Lima, e as alunas do curso de Psicologia, Alanna Costa Nolêto e Marilene Luz Gomes, apresentaram trabalho sobre saúde mental na XIII Semana Científica na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A pesquisa que originou o trabalho está sendo desenvolvida dentro do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/UNIFSA).
O trabalho apresentado traçou como objetivo descrever a política pública de saúde mental que poderá ser adotada no Brasil nos próximos anos
O trabalho apresentado traçou como objetivo descrever a política pública de saúde mental que poderá ser adotada no Brasil nos próximos anos, a partir da análise de documentos oficiais do Governo Federal, além de identificar os pressupostos éticos e de cuidado em saúde mental da política de saúde mental brasileira conforme os documentos analisados. Os pesquisadores também se preocuparam em pontuar os possíveis retrocessos às práticas tradicionais em saúde mental e as contradições com a Lei 10216/01, que aborda a Reforma Psiquiátrica.
Os pesquisadores abordam que há uma tendência da volta de uma lógica manicomial, evidenciada quando, em vários dos documentos analisados, percebe-se uma ênfase em praticas que se assemelham ao que outrora se caracterizava como um manicômio. E concluem que essas propostas se opõem à Lei 10.216, a Lei da Reforma Psiquiátrica, que tem como foco principal o cuidado em saúde mental em liberdade.