O professor Mauro Fernando Lima da Silva, do curso de Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho, participará do dia 18 ao dia 22 de novembro das Paralimpíadas Escolares 2019, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP). A convocação veio depois que o professor foi aprovado em uma seleção realizada pelo Comitê Paraolímpico, em que foram analisados os currículos e trajetória profissional dos candidatos inscritos.
“Essa é minha primeira participação. Além da minha convocação aqui no Estado, também foi convocada uma egressa do curso de Educação Física do UNIFSA, Vanessa Araújo, que atualmente é coordenadora da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi). A ideia é ir para arbitrar, mas quando a gente se oferece como voluntário as possibilidades são ilimitadas, não tem uma função específica, muita embora função inicial seja arbitrar. Como tenho uma visão ampla do desporto adaptado, me ofereci para áreas afins. Minha expectativa é a melhor, quero participar dos cursos que serão oferecidos e das visitas técnicas, além de trabalhar como voluntário”, explica o professor Mauro.
As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009 e atualmente representam o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. A finalidade das Paralímpiadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.